segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Metódo cubano já atendem milhares de pré-maturos

O Banco de Leite Humano (BLH) ‘Marly Sarney' está precisando de doações não apenas de leite materno, como também de frascos de vidro com tampa de plástico. O estoque dos vasilhames que são utilizados na captação, armazenamento e pasteurização do leite está zerado. O Banco de Leite disponibiliza o transporte para doações acima de dez frascos.

De acordo com a gerente do BLH, enfermeira Hélia Karla Agapito, o período das festas de fim de ano e férias provoca, em média, uma queda de 30% nas doações de leite materno e, por isso, existe a necessidade de sempre solicitar às mães que estão amamentando a doação do leite produzido em excesso.

"O ano de 2008 foi atípico e os resultados até o mês de novembro não foram tão bons como em 2007. Tivemos uma pequena queda no número de doadoras, principalmente nos meses de março e abril. Além disso, o volume de leite coletado apresentou até agora uma redução de quase 35%", ressaltou Hélia Karla, acrescentando que a participação dos Bancos de Leite Humano de Lagarto e de Itabaiana foi fundamental para o abastecimento do ‘Marly Sarney'.

Segundo a enfermeira, a baixa quantidade de doações é ocasionada pelo número maior de partos prematuros. "O bebê que nasce antes do tempo, na maioria das vezes, fica internado na UTI Neonatal. Nós estimulamos a mãe a retirar o leite através de massagens, mas o que faz aumentar o volume de leite é justamente quando o bebê suga o seio", explica.

Nenhum comentário: