quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Saúde realiza brigada

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclui nesta quarta-feira, 4, a 1ª etapa de atuação da brigada itinerante de combate à dengue no interior sergipano. O último município incluído nessa fase é Tobias Barreto, distante 127 quilômetros de Aracaju. As atividades na cidade vão se estender até o final da tarde com a participação de cerca de 110 agentes de endemias contratados pelo Governo do Estado. A estimativa é de que eles percorram quatro mil imóveis.

O trabalho é o mesmo desempenhado nos municípios já visitados anteriormente. "Os agentes são encarregados de eliminar os criadouros do mosquito transmissor [o Aedes aegypti], bem como desenvolver atividades de educação em saúde que, neste caso, consiste em orientar a população acerca dos cuidados necessários para evitar a dengue", explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Combate à Dengue, Graça Boaventura, que juntamente com a equipe do Núcleo de Endemias da SES acompanha todas as ações da brigada.

O grupo começou a atuar na segunda quinzena de janeiro e, de lá para cá, conseguiu visitar aproximadamente 20 mil imóveis, incluindo residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. Somente em Porto da Folha, a 190 quilômetros da capital, foram cerca de sete mil visitas realizadas em dois dias (28 e 29 de janeiro). Os demais municípios alvos dessa primeira etapa da ação foram: Monte Alegre (1.774 imóveis), Pinhão (1.216), Riachuelo (1.775), Laranjeiras (4.959) e Pirambu (2.638).

Nenhum comentário: