segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vendas Ovos de Páscoa

O setor supermercadista de Aracaju e região faturou no ano passado cerca de 10% nas vendas de Ovos de Páscoa, esse ano a expectativa foi de 12%, com a vantagem na queda da crise econômica. A Associação Sergipana de Supermercados estimou que este ano as vendas de Páscoa devem crescer entre 10% e 12% em relação a 2009. A perspectiva é que o consumo deverá somar 100 milhões de unidades, o equivalente a 25.500 toneladas. De acordo com a tendência que vem sendo observada no setor nesses últimos anos, os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a ser consumidos e responder pelo maior volume de vendas no encerramento do período. A ASES acredita que este ano as empresas fabricantes de ovos de Páscoa apostam em formatos dos brindes incorporados ao recheio que acabam sendo responsáveis pela decisão do consumidor na hora da compra. O ovo de Páscoa está em média cerca de 5% mais caro que em 2009. O aumento ocorreu em função da quebra da safra de cana na Índia devido às grandes secas, o que ocasionou uma procura maior pelo açúcar brasileiro. Segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Apas em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009. Mesmo os adoçantes subiram: 60,05% no mesmo período, o que também está afetando os preços dos ovos diets. Outro fator que está colaborando para o aumento de preços são as lembrancinhas que recheiam os ovos, a cada ano mais diversificadas e sofisticadas. Tais produtos ganham cada vez mais apelo popular, e já passaram a ser considerados os maiores atrativos para as crianças. Mesmo com o aumento do dólar nas últimas semanas o bacalhau e o azeite produtos típicos da Páscoa e da semana Santa estão estáveis.

Nenhum comentário: