quarta-feira, 23 de março de 2011

Produção do Leite em Sergipe

Sergipe está investindo na seleção de animais da raça Gir para aumentar a produção de leite do Estado. Entre as medidas adotadas por criadores da região está a participação em provas que identifiquem quais fêmeas do criatório têm melhor produção leiteira. No município de Feira Nova, técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) começaram a aferir a produção do rebanho da Fazenda Santa Izolina. Essa semana , foi feita a primeira pesagem de leite.
A Santa Izolina, pertencente ao pecuarista Gilberto dos Santos, é o primeiro criatório sergipano a fazer parte do Controle Leiteiro da ABCZ. "Com a participação no Controle Leiteiro, a Santa Izolina passa a dar continuidade ao trabalho de seleção do gir leiteiro, tendo em vista que as suas matrizes já possuem genealogia materna com controles da produção leiteira. O criador faz uso da técnica de FIV na propriedade com os touros top dos sumários. No momento, o projeto é a multiplicação dos animais para a produção de leite de gado gir. Futuramente, a propriedade deve ofertar genética aos sergipanos", explica o técnico do escritório da ABCZ de Sergipe, Denio Leite. Realizado desde 1986 em todo o Brasil, o Controle Leiteiro integra o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ, que é considerado o maior do gênero no país. As informações coletadas pelos técnicos também são utilizadas nas avaliações do Sumário de Touros, outra ferramenta do PMGZ que permite a identificação de animais geneticamente superiores. Por ano, os técnicos do Controle Leiteiro fazem, em média, mais de 38 mil pesagens em todo o país da produção de quase cinco mil fêmeas zebuínas.
Os criadores de Sergipe interessados em participar do Controle Leiteiro devem entrar em contato com o ETR de Aracajú, localizado no Parque de Exposição João Cleofas, ou por e-mail etraju@abcz.org.br. O telefone de contato é (79) 3241-2686.

Nenhum comentário: