segunda-feira, 10 de março de 2014
Saúde do Estado participa do "Mais do Governo"
Ao passar próximo das imediações do Colégio Vitória de Santa Maria na manhã do sábado, 08, a dona de casa Marilúcia de Almeida ficou encantada e curiosa com a estrutura montada. Acontecia ali a segunda edição do Mutirão de Assistência e Inclusão Social (MAIS), uma iniciativa do Governo do Estado que oferece gratuitamente serviços de saúde, cidadania e inclusão a toda a comunidade.
"Imediatamente fui em casa e peguei minhas duas filhas. Fizemos exames, minha filha mais nova tirou a carteira de identidade. Também ganhei flores logo quando cheguei. Gostei muito de ter participado", afirma Marilúcia.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou do MAIS em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).
A primeira edição do MAIS ocorreu no mês de novembro de 2013 no Bairro Santos Dumont, em Aracaju. Nesta segunda edição, o mutirão recebeu aproximadamente 2.500 pessoas. No evento, os moradores do bairro Santa Maria tiveram acesso a diversos serviços como consultas, avaliação antropométrica (aquela que realiza medição de altura, peso e medida abdominal), aferição arterial, massoterapia, acupuntura e reiki. No local, as famílias receberam também todas as orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
O evento contou com a presença da Unidade Móvel "Fique Sabendo", que disponibilizou 300 Testes Rápidos para detecção do HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A população também assistiu à uma palestra do médico Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/Aids, da SES, que falou sobre a importância da realização do Teste Rápido e do pré-natal para evitar que a Sífilis Congênita passe para o bebê.
Nos estandes da SES, 847 pessoas foram beneficiadas. Desse total, foram realizados 150 testes rápidos para detecção de Sífilis e 150 para a detecção de HIV, aplicaçãode vacinas, exames de PSA (próstata), 259 avaliações antropométricas (com aferição de pressão), 18 cadastros de medula óssea, massagens corporais, realizações de acupuntura auricular e 222 crianças receberam escovações supervisionadas.
"Dos Testes Rápidos realizados, 5 reagiram positivo para a Sífilis. Desses, dois casos chamaram nossa atenção. Um foi de uma gestante de 9 meses com Sífilis e que não tinha feito o pré-natal. Esta é a segunda gravidez dela e na primeira também não teve acompanhamento. A segunda foi uma moça de 18 anos com 7 meses de gravidez e que também estava com a doença sem ter feito o pré-natal. Todas foram encaminhadas a uma Unidade Básica de Saúde para acompanhamento. Desde 2010, temos trabalhado para diagnosticar e acabar com a Sífilis, mas alertamos para a importância no pré-natal nessa prevenção. O agente comunitário de saúde é importantíssimo para fazer a busca ativa dessas pacientes e nos informar para darmos o suporte ao tratamento", esclarece o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids.
As palestras contaram com um público de 349 pessoas. Dessas, 244 crianças foram orientadas sobre saúde bucal. As pessoas também receberam orientação sobre violência, sobre dengue e esclarecimentos sobre câncer de mama e de colo de útero.
"O Santa Maria é uma comunidade que merece nossa atenção especial pela quantidade de pessoas que aqui reside e que precisa de muita informação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O MAIS foi fundamental para darmos esse reforço no tema e a busca pelo Teste Rápido superou nossas expectativas. Distribuímos panfletos, conversamos pessoalmente com cada morador e entregamos preservativos. A camisinha é a maior barreira para prevenir as DST e a Aids", reforça Almir Santana.
A doméstica Juciara Silva gostou da iniciativa. "Sempre tive vontade de fazer esse teste, mas nunca pude. Peguei minha senha, aguardei pouco tempo e logo realizei. Não doeu e em pouco tempo saiu o resultado. Aproveitei para levar preservativos para usar com meu marido. Temos que nos cuidar", justifica.
As crianças também não ficaram de fora. Com muita música e animação, a equipe dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e estagiários da Universidade Federal de Sergipe (UFS) mostraram aos pequenos e às mães a importância da escovação para evitar doenças e a cárie. No escovódromo, os profissionais mostraram como é feita uma escovação correta e o uso do fio dental.
"Tenho dois filhos e sempre digo que é importante escovar os dentes após as refeições. Gostei muito da atenção dos dentistas com minhas crianças. Ensinar o correto também é uma forma de atenção e carinho", diz a autônoma Vânia Maria da Conceição.
Ainda no MAIS, a Fundação de Saúde Parreiras Horta também esteve presente através do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), mostrando a importância da doação de sangue e a realização do cadastro de medula óssea.
Para a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, "o MAIS é uma iniciativa grandiosa e significativa do Governo do Estado, que tem como objetivo promover e fortalecer a integração de todos os serviços oferecidos com a sociedade. A SES marcou presença trazendo diversos serviços e ações, serviços esses já consolidados como, por exemplo, a Unidade Móvel Fique Sabendo, para a realização do Teste Rápido para detectar as DST e Aids, e o trabalho da equipe da Vigilância, para orientar a comunidade sobre o perigo da Dengue. O bairro Santa Maria nos preocupa porque há possibilidades do foco da doença. Esse trabalho em conjunto do Governo do Estado, da SES e da própria comunidade faz com que as pessoas tenham mais acesso à saúde e se previnam. O MAIS é um evento especial e de resultados significativos".
Para o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Hamilton Santana, "esse tipo de evento é importante porque traz mais cidadania e oportuniza à comunidade carente os serviços ofertados pelo Estado. Essa ação do Governo é importante em função de promover mais inclusão social e saúde".
O governador de Sergipe Jackson Barreto destacou a escolha do bairro Santa Maria para a realização do MAIS, em especial, no Dia Internacional da Mulher. "Nada melhor do que levar cidadania a uma região periférica da capital, um local onde se tem o maior número de mulheres em Aracaju. Viemos em parceria com diversas Secretarias de Estado para prestar e oferecer diversos serviços. Todos os órgãos do Governo estão aqui investindo no cidadão, na nossa gente e hoje, de forma muito especial, porque todos os dias são das mulheres. Hoje é um dia especial. Comemorar o Dia Internacional da Mulher em um bairro carente significa doar amor, mostrar carinho e respeito pelas nossas mulheres. Elas merecem todas as homenagens por serem nossas heroínas anônimas, que lutam e que fazem mágica para criar sua família com dignidade", afirmou o governador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário