sábado, 24 de outubro de 2015

Mais de 600 sergipaninhos são " Amigos do Samu"

Mais de 600 sergipaninhos são "Amigos do Samu" e participam dos três dias de ações de conscientização


Alegria, diversão e muita conscientização. Assim foi marcada a tarde da sexta-feira,23, último dia de atividades da campanha “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote”. A ação  realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu) tem como meta sensibilizar as crianças, os pais e acompanhantes, de uma forma bem didática e descontraída, sobre a importância do Samu para a sociedade e os transtornos causados pelos trotes passados ao serviço.



Com uma programação variada,  a campanha contou com palestras, jogos de perguntas e respostas, além de atividades lúdicas. Ao todo, mais de 600 crianças participaram das ações em três dias no shopping Jardins. O momento contou ainda com o apoio de jovens e adultos.



“Os participantes do evento têm contato com a realidade do serviço desde o acionamento  através da ligação para o número 192, a avaliação do médico regulador sobre a gravidade do caso e o atendimento no local da ocorrência. Na ocasião, ocorrem ainda simulações de atendimentos e situações vivenciadas pelos profissionais de urgência. Com estas ações, temos como meta prestar esclarecimentos e estimular a promoção do conhecimento, e fazer com que os participantes disseminem a mensagem e sejam multiplicadoras da informação”, explica o coordenador do NEP/Samu, Ronei Barbosa.



Para a pequena Maria Luísa, 8, a tarde recreativa foi muito divertida e bastante proveitosa. “Aprendi o quanto o serviço do Samu é importante para adultos e crianças, pois todo nós precisamos dele. O Samu leva as pessoas mais doentes ou que sofreram acidentes do local onde elas estão até o hospital. Não passar trotes é necessário, pois, se eu ou algum amiguinho meu passar, posso está  atrapalhando os médicos e fazendo uma pessoa que está doente piorar ”, declarou a menina.




"Os trotes geram o desgaste das equipes de intervenção e reguladoras. É um caso que ainda preocupa porque uma saída de uma viatura para atender um caso inexistente gera um gasto desnecessário de recursos públicos destinados ao salvamento de vidas. Além disso, as chamadas falsas comprometem o tempo resposta o que pode contribuir para o agravamento do quadro clínico do paciente ou até ocasionar um óbito", revela Conceição Mendonça.




Funcionamento do Serviço




Na ocasião, o pai de Maria Luísa, Caio Roberto dos Santos, pode tomar conhecimento sobre como ocorre o fluxo operacional do serviço. “Primeiro um rádio operador recebe a chamada que  em seguida transfere a ligação para um médico regulador. Ele é responsável pelo envio da ambulância para o local da ocorrência a depender do grau de necessidade do paciente. Acredito que disseminação  destas informações contribuem para o fortalecimento do serviço”, falou.




Desde que o projeto  foi iniciada em junho, houve a redução em 15% do número de trotes passados para o serviço. Já no mês de setembro, a estatística aponta a  que a redução do número de trotes chegam aos 17%. A superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, lembra que a campanha “Sou Amigo do Samu- Não Passo Trote” acontece de forma permanente.



“Shoppings, escolas, parques e outros locais públicos que tenham grande circulação receberão as ações  da campanha ‘Sou Amigo do Samu- Não Passo Trote’. Nossa meta é reduzir, ainda mais o número de trotes  o que contribuirá com a diminuição do tempo resposta o que consequentemente  colabora para que assistência seja, cada vez mais, qualificada ao paciente”, finaliza Conceição Mendonça. 


Nenhum comentário: