sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Secretário José Sobral apresenta dados sobre Aedes Aegypti


O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, apresentou ontem, 17, no Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE), dados atualizados sobre a situação da Microcefalia. No encontro, promovido pelo promotor do Ministério Público Federal (MPF), Ramiro Rockenbach,  o gestor demonstrou quais as ações que estão sendo realizadas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das patologias Zika Vírus, Dengue e Febre Chikungunya. O momento contou, ainda, com a participação de secretários de saúde e educação de diversos municípios sergipanos. 
Durante a apresentação, José Sobral lembrou que Sergipe registra, atualmente, 118 casos notificados de Microcefalia. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal firmaram uma parceria para atender as crianças no Hospital Universitário (HU), que será o ambulatório de referência. A medida tem como objetivo cumprir o protocolo de assistência materno-infantil e estabelecer um fluxo de atendimento, diagnóstico, vigilância e acompanhamento dos recém-nascidos”, ressaltou. 
Capacitação de agentes de endemias -  Ainda de acordo com Sobral, o Estado vem garantindo o compromisso de capacitar os agentes de endemias.  Para se ter uma ideia, de novembro para cá, 26 cidades já tiveram seus profissionais capacitados. “Além disso,  os soldados do Exército Brasileiro e profissionais que atuam na Defesa Civil Estadual também se somaram a causa, e, por isso, participaram desse trabalho de orientação antes de atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O nosso objetivo é garantir 100% de cobertura no estado de Sergipe”, declarou o secretário de Saúde.

Brigada Itinerante -   As ações dos agentes de endemias do Estado também foram destacadas no evento. “Eles fazem parte da Brigada Itinerante, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), e que tem como objetivo atuar em parceria com os municípios, visitando casas e terrenos baldios para combater os possíveis pontos de concentração de larvas do mosquito vetor. Além de realizar atividades educativas junto à população”, detalhou José Sobral.
O secretário falou, ainda, sobre o trabalho realizado na região da Grande Aracaju e no interior. “Desde o início do mês de novembro, o Estado e os Municípios vêm realizando ações de combate ao mosquito. No mês de dezembro, elas foram intensificadas. Inicialmente, o calendário está concentrado na Grande Aracaju, onde há um maior número de infestação. Mas, as atividades vêm ocorrendo de forma simultânea nos municípios.  A Brigada Itinerante conta com um cronograma de ações que é previamente programado para garantir e atender a necessidade da população”, finalizou o gestor.

Nenhum comentário: