segunda-feira, 25 de abril de 2016

Empresas Aéreas reduzirão voos

Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos em maio

 

Atenção passageiros, a partir de 1º de maio, no próximo domingo, a oferta de voos no país vai cair ainda mais. Só a Gol cortará 180 voos diários, incluindo redução de frequências e suspensão de rotas. A empresa vai deixar de voar para quatro destinos domésticos (Imperatriz, Altamira, Ribeirão Preto e Bauru) e quatro internacionais (Miami, Orlando, Aruba e Caracas), além de adiar por tempo indeterminado o início do voo para Cuba.

Encolhimento da malha - Os cortes vão acentuar ainda mais o processo de encolhimento da malha, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a pedido do GLOBO. Na terceira semana de abril de 2016, o setor fez uma programação de 18.572 voos domésticos, uma diferença de 1.131, na comparação com o mesmo período do ano passado. No caso das ligações para fora do país, a diferença é de 45 voos a menos.
O enxugamento da oferta faz parte do planos de negócios das empresas para recuperar receitas, diante da crise na economia, que afugentou os passageiros, principalmente de negócios, que pagam tarifas mais caras. Além disso, a oscilação do câmbio afeta os custos operacionais da aviação. Um executivo do setor, que pediu para não ser identificado, disse que o principal objetivo é recuperar tarifas para cobrir prejuízos.
— A tarifa média caiu 18% entre 2014 e 2015 e, nesse momento de dificuldades, precisamos recuperar tarifas — disse um empresário. 
Ele admitiu, no entanto, que a margem para repasses ao consumidor é pequena, diante da queda na demanda — reflexo da retração da atividade econômica. De acordo com dados da Anac, foram transportados em fevereiro 7,1 milhões de passageiros — recuo de 3,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Com o enxugamento das rotas, o Galeão perdeu dez voos (de 452 para 442), considerando seis destinos (Salvador, Guarulhos, Congonhas, Brasília, Curitiba e Manaus). No Santos Dumont, o número foi mantido em 702, mas houve redução nas ligações para Congonhas, Brasília e Guarulhos e aumento para Curitiba e Salvador.
A saída da Gol de algumas rotas vai prejudicar a concorrência em Imperatriz (só Azul e TAM continuam lá); Altamira (só Azul); Ribeirão Preto (Azul, TAM e Passaredo) e Bauru (Azul e TAM). Com o corte de frequências da Azul, os passageiros de Cascavel e Pelotas terão menos opções (ficarão apenas dois voos em Cascavel e um em Pelotas). Somente Azul e Passaredo operam nestes dois destinos.

 

Nenhum comentário: