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O
diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, foi um dos
participantes do evento Agressões à Mulher – Combate e Superação,
promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), na última
sexta-feira (29/4), em São Paulo. O evento reuniu mais de 350 juristas,
estudantes, representantes de ONGs e grupos que atuam na defesa dos
direitos das mulheres para discutir três temas centrais: violência
física; violência em ambientes institucionais, corporativos e
profissionais; e a violência digital.
Um
dos assuntos tratados no evento foi a violência contra as mulheres nas
universidades. Em abril, alunas de uma universidade de São Paulo
fizeram uma intervenção nas dependências da instituição de ensino para
denunciar o assédio e as declarações machistas que já ouviram dos
professores dentro das salas de aula. As denúncias resultaram na
substituição e expulsão do professor. Ações como esta, dentro e fora das
universidades, são cada vez mais frequentes. Segundo a pesquisa
“Violência contra a mulher no ambiente universitário”, realizada pelo
Instituto Avon em parceria com o Data Popular, pelo menos 20% das
estudantes universitárias assumem que já ouviram frases e comentários
indesejados de natureza sexual dos professores ou já foram humilhadas e
intimidadas por eles.
O
diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, encerrou o
evento comentando os dados da pesquisa sobre a violência nas
universidades e apresentou algumas das diversas ações que a Avon, como
empresa, vem executando para o enfrentamento à violência contra a
mulher, como o lançamento de uma maquiagem fictícia chamada Linha 180,
com produtos invisíveis que não maquiam a violência. A campanha, lançada
no ano passado, recebeu importantes prêmios do mercado publicitário e
foi finalista na disputa em Cannes. Cipriani também falou sobre o
investimento de R$ 3 milhões do Instituto Avon em 33 projetos em todo o
país que estão trabalhando para o enfrentamento à violência doméstica,
por meio do edital Fundo Fale Sem Medo.
“Desde
a sua concepção, a Avon se posiciona como a empresa da mulher. No
Brasil, por exemplo, a empresa conta com mais de 1,5 milhão
de revendedoras, a maioria mulheres, que utilizam a venda direta como
recurso para complementar a renda”, disse. “É importante que as empresas
se inspirem cada vez mais na Avon e no trabalho em defesa das causas
que empoderam as mulheres”, complementou Cipriani.
Para
a conselheira do IASP e coordenadora do evento, Raquel Preto, a luta
feminista está diretamente associada ao enfrentamento à violência contra
as mulheres. “Ser feminista é querer que as mulheres tenham os mesmos
direitos que os homens”, disse. O evento Agressões à Mulher – Combate e
Superação, realizado na capital paulista, foi apoiado pelo Instituto
Avon e também contou com a presença da promotora Silvia Chakian, a
desembargadora Angélica Almeida, o filósofo e ex-coordenador do
Programa de Responsabilidade de Homens Autores de Violência
contra a Mulher, Sérgio Barbosa, e a coordenadora de projetos do
Instituto Avon, Mafoane Odara, entre outros.
Sobre as ações de responsabilidade social da Avon
A
Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que
interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são
coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em
causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2015, foram
doados mais de US$ 1 bilhão em mais de 50 países para as causas que mais
afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está
concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio
a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a
mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica).
A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de
desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos
de produtos Avon trazem itens criados especialmente para
arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos
com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para
gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui
materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de
revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações
sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência
doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon, que celebra uma década de
ações voltadas para a mulher. Desde 2003, a organização já doou mais de
R$ 81 milhões em 235 projetos e ações relacionados a essas causas no
Brasil. Siga o Instituto Avon: www.facebook.com/institutoavon |
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