quarta-feira, 24 de maio de 2017
Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
Neste domingo dia 28 de maio comemora-se o "Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher", data que deve ser lembrada sobre a importância de exames preventivos para detectar precocemente doenças em todas as fases da mulher, como câncer do colo do útero, osteoporose e câncer de mama etc. Apesar disso, 40% das brasileiras, com idade entre e 50 a 69 anos, não realizam exames regularmente, segundo o último levantamento do IBGE. Detectar a fase madura da mulher como a chegada da menopausa pode ser muito mais simples do que se imagina. Os anos vão passando e o corpo da mulher mudando.
O inicio é marcado com falhas da menstruação, chamada de climatério ou perimenopausa, até chegar o final total, um ano seguido sem menstruar, termino da fase reprodutiva da mulher. O comum é que a menopausa gera insegurança, apresenta alterações de humor, a queda na libido e outros incômodos. Já que a menopausa é um estágio pelo qual todas as mulheres com mais de 45 anos terão de passar, detectar a tempo e com ajuda de um médico endocrinologista, sempre é possível superar essa fase de transição feminina e manter a saúde equilibrada e com tranquilidade. Ignorar as mudanças geradas pela chegada da menopausa não é a melhor saída.
Hoje qualquer mulher pode acompanhar ou monitorar, em qualquer lugar, esta fase com muita facilidade e praticidade com um simples teste de urina vendido em farmácias e drogarias. Assim detectada esta fase, a menopausa, quando os ovários pararam de funcionar, além da mulher não poder mais engravidar, as glândulas interrompem a produção de estrogênio e progesterona. Mas, muito cuidado no climatério, o período em que a menstruação começa a ficar irregular, pois é nessa fase que os incômodos passam a surgir.
A menstruação fica irregular, o fluxo pode aumentar ou diminuir. Cerca de 60% das mulheres sofrem dessa disfunção. Entre as queixas recorrentes de pacientes na menopausa está a falta de libido, atingindo cerca de 60% das mulheres. Estudos indicam que a queda de libido na transição para menopausa começa 20 meses antes da última menstruação e aumenta com o passar dos anos, principalmente nos primeiros cinco anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário