sexta-feira, 11 de abril de 2014
Brejo Grande um local fantástico para descansar
Como chegar em Brejo Grande, saindo de Aracaju sentido à Foz do Rio São Francisco você passa pelo Povoado Cabeço e pode chegar até Piaçabuçu. Brejo Grande é um local encantador, tive o privilégio de passar alguns dias na cidade, passear de barco na Foz do Rio São Francisco, comer bastante peixe de várias espécies, e o mais importante conhecer a empresária Valdelice Bezerra, proprietária da Pousada e Raizes, um local aconchegante e bastante familiar. Além do gerente Edmilson Bezerra, um rapaz simples, educado, acolhedor que encanta os turistas que vão a cidade e seus hospedes que recebe como se fosse em sua residência.
Vale a pena conhecer. Partindo de Sergipe, a melhor forma de chegar à Foz do Rio São Francisco é seguindo até o município do Brejo Grande para, de lá, seguir de barco até o Delta. Várias empresas de turismo oferecem passeios incluindo o translado de Aracaju até Brejo Grande e o catamarã até o Delta.
Mas se você quiser fazer o passeio por sua conta, pode acabar sendo mais proveitoso e até mais barato. Diferente do que acontece no Cânion (Xingó) do São Francisco, em Canindé – onde só saem escunas e catamarãs coletivos – em Brejo Grande vários barqueiros ficam aguardando turistas para oferecer o passeio, o que pode garantir um barco exclusivo para você, no seu tempo e no seu roteiro, sem precisar ficar preso aos horários e itinerários de excursão. Para tanto, nada melhor do que saber como chegar em Brejo Grande/SE, não é não? Partindo de Aracaju, há duas opções para chegar até o município, na região do Baixo São Francisco.
Uma delas, mais curta, é seguindo até Pirambu, onde há uma estrada de terra que leva até Brejo Grande. Nós não fomos por aí. Preferimos seguir pela BR -101. São 131 Km de estrada, totalmente asfaltada, até Brejo Grande. Na saída de Aracaju, para pegar a BR-101 Norte, você deverá seguir sentido Maceió, ou seja, no viaduto dessa BR, você irá virar à direita: Note que, ao virar à direita, um canteiro divide a pista em duas faixas. A faixa imediatamente da direita é apenas para quem irá subir o viaduto da BR-235. Quem vai seguir pela BR-101, deve pegar a faixa da esquerda e seguir em frente. A partir daí você já está na BR-101 e deverá seguir em uma linha reta, na direção Propriá/Maceió. Após percorrer 70 Km, você irá chegar no Posto da Polícia Rodoviária onde fica a entrada para Neópolis, Pacatuba e Brejo Grande. Neste ponto, você irá sair da BR, virando à direita, na estrada de acesso a Brejo Grande: Mais uma linha reta e, 19 Km após sair da BR, você irá se deparar com a entrada para o Povoado Tatu. Neste ponto, você vai ter que confiar em mim… Ah-ah… Já que placa está meio confusa. Para Pacatuba e, na sequência, Brejo Grande, você deve virar à direita, e retomar à esquerda, seguindo pela estrada asfaltada, paralela à pista em que você estava.
A partir daí, seguir em outra linha reta: Após percorrer 16 Km, surgirá a entrada para Pacatuba: Não entre, continue seguindo na sua linha reta e, 26 Km após a entrada de Pacatuba, você irá dar de cara com rua “principal” de Brejo Grande: Na rua “principal”, siga, de novo, em uma linha reta. No caminho, você irá passar pela praça principal da cidade, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição: Neste ponto, fique à vontade para fazer uma pausa e apreciar essa igrejinha cor de rosa de traços rendados. Voltando da pausa, volte à sua linha reta na rua “principal”. A linha reta irá te levar até a esquina do Bar Mestre Chico: Nesta esquina, vire à esquerda, na Rua da Lotérica: E depois vire na primeira à esquerda de novo.
Você irá chegar nessa rua de canteiro amarelo: Pronto, no final da rua, onde aparecem aqueles ônibus estacionados, fica o filetinho do Rio São Francisco e o pequeno cais onde vários barquinhos aguardam os interessados em seguir até o Delta: O nosso barco foi o Especial, conduzido pelo Agenor, que nos cobrou R$ 100,00 pelo passeio, mas em compensação ficou com a gente a tarde toda e ainda nos deu a dica de um lugar super bacana para almoçar em Piaçabuçu.
Caso tenha interesse, você pode ligar e agendar com Edmilson Bezerra, o rapaz que sabe receber na Pousada Raizes, esse passeio e pegamos novas indicações de barqueiro, como o Vadinho e o Manuel, ótimos, com os contatos devidamente anexado abaixo ó por precaução, vale lembrar que a maior parte do percurso corta zonas rurais, o que implica dizer que vira e mexe você se depara com animais na pista. No nosso caso, nos deparamos com uma boiada inteira e tivemos que ficar estacionados, silenciosos e serenos, esperando o rebanho passar por nós. Por isso, ficadica: não vá esquecer o pé pesando no acelerador e acabar sendo surpreendido por um encontro fatalmente desagradável. Cautela nunca é demais. Mais informações com Ednilson Bezerra na Pousada Raizes pelo fone (79) 9955-7995- 9972- 9039 .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário