sexta-feira, 4 de abril de 2014
Hospital de Itabaiana abriu mais 11 novos leitos
A assistência hospitalar em Sergipe não para de avançar. O Governo do Estado já se prepara para abrir novos 11 leitos de UTI. Dessa vez, no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, localizado no município de Itabaiana. Junto aos novos leitos, a unidade também irá inaugurar o novo setor de área crítica, onde receberá e dará resolutividade aos casos de urgência e emergência que chegarem à unidade.
"Nesse momento, os espaços onde funcionarão os novos leitos e a nova área crítica passam pela etapa de finalização e acabamento. Dos 11 leitos, um será de isolamento. Já a área crítica, estará devidamente equipada, com salas de sutura, estabilização, higienização, pediatria, isolamento e retaguarda. A entrega está prevista para o mês de abril",disse diretor de planejamento da SES, Evandro Galdino.
Segundo Darcy Tavares Pinto, superintendente do hospital, a escala dos profissionais que atuarão nos setores já está avançada."Nossa UTI funcionará com diaristas e plantonistas. A escala será composta por cerca de 10 médicos, sendo que dois deles possuem título de medicina intensiva", explica.
O Hospital Regional de Itabaiana realiza uma média mensal de oito mil atendimentos. Para o coordenador do pronto socorro da unidade, Waltenis Júnior, "com o funcionamento da área crítica e da UTI será possível reduzir ainda mais o encaminhamento dos pacientes para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE)".
"Estamos aumentando a nossa capacidade resolutiva e isso irá impactar positivamente para a população. Seremos, junto ao Hospital Regional de Lagarto, as primeiras unidades hospitalares em Sergipe a contar com leitos de UTI fora da capital. Com isso, damos mais um passo para o alcance do nosso maior objetivo, que é atuar de modo integrado, pondo em prática o conceito do funcionamento em rede",acrescentou Darcy Tavares Pinto.
Leitos - Com a inauguração da UTI, o Hospital Regional de Itabaiana terá um total de 68 leitos para internação, sendo 02 de isolamento. Desses, a UTI contará com um total de 11 leitos, sendo 01 de isolamento). O Pronto Socorro terá 02 leitos na sala de estabilização (área vermelha), 09 leitos de observação adulto e 02 leitos de observação pediátrica (área amarela).
"Atualmente o grande problema para abertura de leitos de UTI é a necessidade de contratação de equipe para o tipo de serviço, e o número de profissionais intensivistas no Estado é insuficiente, considerando que temos em funcionamento os 75 leitos de UTI adulto e pediátrico no Huse, além dos leitos de UTI já em funcionamento em Lagarto. É um serviço que não para, são 24 Horas, 7 dias por semana e completar escala nesse tipo de plantão não é fácil, mas temos nos debruçado no sentido de viabilizar e abrir em breve esses leitos de Itabaiana", destaca a secretária Joélia Silva Santos.
"A abertura desses leitos representa para o Governo o cumprimento de mais uma meta no avanço da assistência ao usuário do SUS. Inauguramos a nova UTI do Huse e agora vamos abrir a UTI de Itabaiana. Contando com a de Lagarto são quase 100 leitos de UTI somente nos hospitais do Estado, além dos leitos críticos e das salas de estabilização nos hospitais regionais, locais, UPAs e nas 22 Clínicas de Saúde da Família. E precisamos considerar que colocar para funcionar os leitos de UTI é apenas um dos investimentos. Há ainda o custeio desses leitos que o Estado arca com o triplo do valor que recebe do Ministério da Saúde para garantir qualidade dos serviços prestados, equipamentos de alta tecnologia, recursos humanos e vários outros pontos relacionados ao tratamento intensivo de pacientes, que envolve também medicamentos sofisticados e de alto custo", conclui a secretária de Estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário