quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Sergipana de 83 anos é candidata do Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016
Sergipana de 83 anos é a candidata mais idosa do Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016 até o momento.
Hoje, dia 1° de outubro, Dia Internacional da Terceira Idade, data cada vez mais importante em um país como o Brasil, que possui uma das maiores populações idosas do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, divulgada no dia 18 de setembro deste ano, constatou que o Brasil possui cerca de 26 milhões de idosos, número que representa 13% da população.
Com o objetivo de refletir a população brasileira, o Programa de Voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 quer atrair um grande número de idosos. Para Flávia Fontes, gerente do Programa de Voluntários, muitos idosos já fazem trabalhos voluntários, praticam esportes e frequentam academias: “Sabemos que muitos idosos gostam do ambiente esportivo, mas muitos nem sabem que podem participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”. Segundo Flavia, todos são bem-vindos ao programa: “Não temos limite máximo de idade. Adoraria ter um voluntário de mais de 90 anos” – diz.
A sergipana Maria Soledade, de 83 anos, não deixou passar a oportunidade. Até o momento, ela é a candidata mais idosa a se inscrever no Programa e sua preferência é trabalhar com o público ou diretamente com esportes. “Minha maior motivação para participar do Programa é saber que terei a oportunidade de contribuir e experimentar o maior evento esportivo do mundo. Tenho certeza que esse será o momento mais glorioso da minha vida”. Moradora do Rio de Janeiro e fluente em francês e inglês, Soledade é apaixonada pela seleção feminina de Voleibol: “Essas meninas são o orgulho do Brasil. Dou todo meu apoio a elas”.
As inscrições vão até 15 de novembro e os requisitos são ter 18 anos até fevereiro de 2016 e disponibilidade mínima de dez dias para atuar durante os eventos. Aqueles que forem selecionados terão a oportunidade de realizar curso online de inglês por um ano e receberão treinamento específico sobre a função, o esporte e as instalações em que atuarão. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho, além de certificado de participação.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecem no Rio de Janeiro e em mais quatro cidades: São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte, estas exclusivamente para partidas de futebol. Ao todo, 70 mil pessoas do Brasil e do exterior participarão como voluntários dos Jogos Rio 2016 em nove áreas de atuação. Os interessados já podem se inscrever pelo site www.rio2016.com/voluntarios ou telefonar para 3004-2016, ligação local de qualquer estado do Brasil.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 -
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário