terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Parceria do Instituto com o Cisco


Parceria entre IFS e Cisco capacita comunidade acadêmica em informática

 

O convênio firmado entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Cisco, uma multinacional do ramo da tecnologia sediada nos EUA, tem rendido frutos bastante positivos para a comunidade acadêmica do instituto. A parceria, uma iniciativa conjunta da Reitoria do IFS, Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Coordenadoria de Informática do Campus Aracaju, consolidou-se ainda mais no ano de 2014.

Foram criadas as academias IFS/Cisco nos campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Estância e Itabaiana, com o intuito de promover a capacitação de alunos e de membros da comunidade externa nas áreas de Informática Básica, Manutenção de Computadores, Redes de Computadores, Linux, entre outras.

Além disso, foram implantados também a Academia de Suporte (ASC IFS/Cisco), que fornece apoio às academias IFS/Cisco, e o Centro de Qualificação de Instrutores (ITC IFS/Cisco), responsável pela formação, capacitação e atualização dos instrutores IFS/Cisco. Tanto a academia de suporte quanto o centro de qualificação são coordenados pelos professores Leila Buarque e Heli Henriques.

Ampliação

Devido ao seu sucesso entre as comunidades interna e externa, o programa de capacitação foi ampliado e abrange também professores e técnicos administrativos do IFS. Isso só foi possível porque, desde o final de 2014, o instituto possui um formador de instrutor certificado pela Cisco, o professor Heli Henriques, que participou de uma bateria de testes e foi aprovado no Programa Instructor Trainer Qualification da Cisco.

Segundo o professor Heli, a disponibilização de recursos financeiros nos anos de 2013 e 2014 para a montagem de laboratórios e capacitação de professores pela Reitoria do IFS foi fundamental para o sucesso da parceria IFS/Cisco. "Esse convênio já rende frutos positivos. Atualmente, os módulos da parceria estão inseridos nos currículos dos cursos integrados do instituto e devem ser disponibilizados também para a comunidade externa por meio de cursos de extensão", afirma.

Nenhum comentário: