Mercado de beleza deve se manter longe
da crise
No final do mês de março, o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB do
ano de 2014. O cenário, que já não estava bom, se tornou desanimador. A
retração econômica é evidente, e essa não foi a única, nem a última má notícia
recebida. Porém, a mesma crise que provoca tantas mazelas é uma grande
oportunidade para muitos, principalmente para novos empreendedores. Por exemplo: você já considerou que para
várias pessoas, cuidar da beleza é um hábito indispensável, que vai muito além
da vaidade? Que a preocupação com a aparência está cada dia maior? Que se
arrumar, tratar e vestir bem é, praticamente, uma exigência no atual mercado de
trabalho? Se você nunca fez essas avaliações, já está passando da hora!
Trata-se de um dos mercados mais promissores do país e senso de oportunidade
não pode faltar pra quem pretende se sobressair durante um momento crítico como
o que estamos vivendo.
Segundo
a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no último ano, o segmento da
beleza cresceu 7,7%, apresentando um faturamento superior a R$ 100
bilhões. Em 2015, mesmo com a crise instaurada, o setor é um dos poucos que
segue com um crescimento otimista. De acordo com a ABIHPEC (Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a
estimativa de consumo dos brasileiros em produtos e serviços de beleza,
neste ano, é de R$ 50 bilhões. Mesmo os empreendedores que não estão
dispostos a correr grandes riscos podem se beneficiar deste cenário, já que a
mortalidade de empresas no segmento representa apenas 3,7% (contra 24,9% dos
negócios tradicionais), segundo o Sebrae. E, se o investimento for realizado em
uma rede de franquias, as instabilidades do mercado são ainda mais minimizadas.
Isso ocorre porque o investidor, ao apostar no franchising, tem a
vantagem de representar uma marca já consolidada, experiente no mercado e
com know how operacional, fatores estes que aliados a um
mercado em crescimento apresentam um retorno garantido. Opções para investir,
não faltam. O Grupo TS Franquias, por exemplo, oferece três redes voltadas à
beleza que estão conquistando cada dia mais espaço no Brasil. Uma delas é a
Depilrica, maior marca de depilação à cera do Brasil. Seu diferencial é uma
cera especial para cada tipo de pele e região do corpo, o que aumenta a
efetividade e reduz significativamente o desconforto durante o procedimento.
Outra opção é a Showbrancelhas, marca que leva à mulher todo o glamour
de uma estrela do teatro ou do cinema. As unidades possuem cenários que remetem
a um camarim, fazendo com que a mulher se sinta uma verdadeira diva. A cadeira
para o procedimento foi desenvolvida especialmente para a marca, no intuito de
deixar a cliente numa posição extremamente confortável e sentindo-se uma
artista. Os profissionais atuam como consultores de beleza, indicando o
tratamento adequado para cada tipo de sobrancelha. Como não poderia faltar, a rede Nails Beauty
oferece o exclusivo esmalte permanente que dura até 15 dias sem descascar ou
perder o brilho.
O serviço é ideal para mulheres que precisam estar sempre impecáveis,
mas não dispõe de muito tempo para ficar horas em salões de beleza. Os esmaltes
são fabricados na Europa e, diferentemente de muitos esmaltes de longa duração
que estão surgindo, eles são híbridos e não contém formol, que normalmente
danifica as unhas e pode inclusive causar sua queda. Por serem inovadoras em seus conceitos, todas
essas redes são altamente lucrativas. E o melhor de tudo isso é que o
investimento inicial não é alto: R$ 80 mil reais em cada uma. O faturamento
bruto gira em torno de R$ 17 e 50 mil. Agora você não tem mais desculpas. Vai
deixar a crise te estagnar ? Thiago Samuel é um
experiente executivo do setor de franquias de beleza e fundador do Grupo TS
Franquias.
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