quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Segunda Campanha do Samu foi um sucesso




Após o sucesso nos dois primeiros dias da campanha ‘Sou amigo do Samu, não passo trote’, realizada no Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, a direção do centro de compras solicitou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) que fosse realizado mais um dia da ação. Por isso, no último sábado, 14, dia de movimentação intensa no local, as atividades do projeto voltaram a envolver crianças, jovens e adultos.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Ronei Barbosa, o público foi bastante receptivo e participou ativamente de todas as ações educativas propostas pela equipe da campanha. “Tivemos uma interação muito importante para o bom resultado do trabalho, principalmente do público infantil, que se envolveu nos atendimentos simulados, na apresentação da peça teatral e fizeram muitas perguntas sobre o tema”, avaliou.
Rosângela Almeida levou os filhos para participar das atividades e contou que ensina a eles a importância do trabalho do Samu. “Lá em casa todos sabem que não se deve passar trote. Já expliquei como funciona o serviço e quando se pode ligar para pedir ajuda. Eles sabem que se fizerem o contrário é castigo na certa”, revelou, enquanto a filha, Sarah Sofia de Almeida Ribeiro, assistia atentamente ao espetáculo do Grupo Cones de Teatro.
Ações de rotina
Ações educativas fazem parte da rotina do Samu 192 Sergipe e, segundo Ronei Barbosa, todas as atividades propostas pelo NEP visam à melhoria da assistência prestada aos usuários do serviço, seja através da qualificação técnica dos profissionais ou por meio de práticas de prevenção e promoção da saúde.
“No caso dos trotes, acreditamos que a partir do momento que a população conhece o trabalho desenvolvido pelo Samu 192 Sergipe, passando a entender o quanto ele é importante para comunidade, há um processo de concretização que naturalmente implica na diminuição dos índices de trotes; principalmente em relação às crianças, pois elas estão na fase de formação da personalidade”, ponderou.
Na última semana, 1085 ocorrências foram atendidas pelo Samu, entre assistências realizadas com Unidades de Suporte Básico (USB), Unidades de Suporte Avançado (USA), Motolâncias e orientações médicas passadas pelo telefone. Já os trotes atingiram a marca de 1.272 ligações.
“Quem pratica as falsas chamadas, além de correr o risco de responder processo judicial, deve pagar uma multa de R$ 500,00 e terá o CPF bloqueado de 30 a 90 dias sem poder habilitar um novo número”, alertou Ronei Barbosa.
Outras campanhas
No mês de janeiro, além das atividades da campanha contra os trotes, o Núcleo de Educação Permanente também realizada o projeto ‘Sou amigo do Samu, não uso celular ao volante’, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre dos perigos de dirigir e falar ao celular. No próximo mês, o tema das ações será ‘Seja amigo do Samu – se dirigir não beba’. “Temos três comandos educativos pré-agendados: dia 22 na Avenida Melício Machado, dia 23 na entrada da cidade e dia 24 na Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros.

Nenhum comentário: