quinta-feira, 19 de abril de 2018

I Forró dos Amigos no Bar Salomé



O Salomé Bar Aracaju realiza um novo evento para agitar quem já conhece e quem quer conhecer mais da atmosfera do bar: o 1° Forró Amigos do Salomé. O evento acontece no dia 27 de abril, a partir das 21h. A ideia é promover um esquenta para o São João, que só acontece em junho.

“A fidelização dos nossos clientes nos eventos anteriores foi um dos pontos que nos fizeram pensar que o São João seria mais uma grande oportunidade de termos uma noite de interação, música boa e bons encontros. O público pode esperar músicas muito bem selecionadas que trarão boas lembranças, desde o forró das antigas até os grandes nomes da atualidade”, conta Rafaela Prata Ximenes, sócia-proprietária da unidade e franqueada Salomé Bar.

O clima junino já começa pela música. A primeira banda a se apresentar é o Forró Pega na Rua. O grupo nasceu da amizade de três músicos que se uniram para mostrar uma nova proposta sonora no gênero. O repertório reúne desde os clássicos de Luiz Gonzaga, Marinês, Dominguinhos, até os grandes nomes da MPB, tudo em ritmo de forró. Os músicos são: Roney Piterson no baixo, violão e vocal; Bruno Sá na sanfona; e Adriano na percussão.
 A segunda atração fica por conta de Drikka Rezende, acompanhada de Vamilson Soares na percussão, Faell Muniz no violão e Rozenildo (Kui) na sanfona. A cantora já participou da famosa banda Calcinha Preta e Mulheres Perdidas, além de ter acompanhado Aduílio Mendes e a Banda Amorosa. Seu repertório passa pelo hino do forró “Meu vaqueiro, meu peão”; “De janeiro a janeiro”, da Banda Limão com Mel; e “Me Usa”, da Magníficos.

“O Salomé Bar Aracaju sabe da importância de inovar e trazer novidades para o público e por isso buscamos sempre organizar pequenos eventos que remetem à alegria, ao alto astral, além de proporcionar segurança e comodidade. O nosso cliente não merece menos que isso e é por eles que lutamos, criamos e recriamos ideias no nosso dia a dia”, completa Rafaela.

Para completar, a decoração temática, assinada por Maliu Ximenes e Dilson Vasconcelos, coroa o clima de festa, acompanhada de um cardápio recheado de novidades e comidas típicas de Aracaju. Tem sarapatel, amarradinho, catado de aratu e muito mais. Sem contar os drinques especiais e o já tradicional Chopp Brahma.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Edvaldo Nogueira e Jackson Barreto inatguram Ginásio em Itabaiana

Nesta quinta-feira (05), o governador Jackson Barreto inaugura, em Itabaiana, o Ginásio Poliesportivo Francisco Vilobaldo (Chico do Canta Galo), em homenagem ao ex-presidente do Cantagalo, antigo clube de futebol amador de Itabaiana. O ginásio é o segundo maior do estado, além de ser o mais moderno de Sergipe e do Nordeste, juntamente com o ginásio Miguel Arraes, em Caruaru.
A obra recebeu o investimento de R$ 16 milhões, com recursos oriundos do Programa Sergipe Cidades. A construção do Ginásio é um incentivo à prática dos esportes no interior, especialmente vôlei, basquete e futsal. O espaço terá arquibancadas com capacidade total de 2.550 lugares. Para marcar a inauguração, será disputada uma partida de futsal entre os amigos do jogador de futsal Falcão, que participará do jogo, e o time de Itabaiana.

A quadra poliesportiva recebeu piso sintético monolítico flexível em área de 1.100m2, estrutura em concreto armado, cobertura em estrutura metálica, coberta com telha de alumínio ondulada termo-acústica e guarda corpo e corrimões em tubo galvanizado.  O Ginásio foi dotado de 34 luminárias Industriais com lâmpadas em vapor metálico de 400 w, equipamentos necessários à prática dos diversos esportes, três vestiários, seis cabines para imprensa, quatro bilheterias, rampas de acessibilidade, sanitários e plataforma elevatória para portadores de deficiência.


O ginásio recebeu, também, sistema de Combate à Incêndio e SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas); reservatórios com capacidade total para 40.000 litros, sistema de tratamento de esgotos sanitários, com execução de fossa, filtro e vala de infiltração; e gradil de ferro.
A área externa recebeu piso em blocos de concreto intertravado (8.385 m²); calçadas em piso de concreto simples desempolado (3.700 m²), bicicletário com 72 vagas, estacionamento para 43 motos, cinco ônibus e 240 vagas para carros (14 para idosos e seis para cadeirantes). A área externa possui 16 postes com luminárias de quatro pétalas com lâmpadas de 400 watts. O paisagismo constou do plantio de 3.950 m² de gramas em placas e 1.400 arbustos.
Homenageado -  Francisco Vilobaldo, o Chico do Cantagalo, foi ex-presidente do Cantagalo, antigo clube de futebol amador de Itabaiana. Criou o Grêmio Literário e Esportivo de Itabaiana (GLEI), com uma escola para os meninos pobres do Beco Novo e uma quadra esportiva com o piso de cimento, nos fundos do Tanque do Povo. Morreu assassinado em julho de 2009.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), realiza   entre os dias 2 e 6 de abril, o XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse). O evento, de cunho técnico-científico, ocorrerá no auditório da Codise, em Aracaju, e tem como temática as “Soluções Naturais para a Água”.
Aberto ao público, o Encontro reunirá pesquisadores, professores e estudantes universitários de várias áreas do conhecimento relacionadas ao estudo da água.

Durante o Enrehse, haverá apresentação de trabalhos técnicos, minicursos e palestras com o objetivo de fomentar o conhecimento para a gestão dos recursos hídricos, além de envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.
No dia 2 serão ministrados três minicursos com os temas “Estimativas de Vazões para Bacias Hidrográficas Sem Dados em Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos”; Drones Aplicados à Gestão dos Recursos Hídricos”; e “Tecnologias Modernas Aplicadas ao Uso da Água”. Para esses minicursos há um número limitado de vagas, serão apenas 40.

Do dia 3 a 5, acontecem as palestras com renomados especialistas sobre temas atuais, a exemplo da “Ciência Política Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos”; “Uso de Informações Sobre Mudanças Climáticas no Planejamento e Gerenciamento dos Recursos Hídricos”; a “Cobrança Pelos Recursos Hídricos no Brasil e Caminhos a Seguir”; Segurança de Barragens, Avanços de Perspectivas; Projeto Legado e a “Governança dos Recursos Hídricos; a Sustentabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas”; e “Construindo Um Modelo de Secretaria Executiva”.
Também haverá apresentação de trabalhos elaborados por estudantes universitários de Sergipe e de outros estados.
O superintendente da SRH, Aílton Rocha, disse que o Enrhese já está consolidado. “A nossa expectativa para a realização do evento é muito boa. O Enrhese está na sua 11ª edição, então, já é um evento consolidado, aberto ao público em geral, mas tendo como público alvo os professores e estudantes de universidades, que têm prestigiado muito esse evento. O Enrhese é feito com muito carinho e responsabilidade. É um evento técnico-científico elogiado nacionalmente e internacionalmente. A gente tem trazido palestrante de notório saber”.

Premiação - Existe uma comissão organizadora para avaliar os trabalhos. A princípio, 40 deles serão selecionados, sendo que 20 serão publicados na revista “Ciência Plena”, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, desses 20, os três melhores serão premiados com um tablet.
“É a maneira de incentivar os nossos pesquisadores e a ciência. Fazemos isso com muita felicidade, porque é a forma de aproximar a gestão dos recursos hídricos da ciência, nessa inter-relação”, afirma Aílton.
Homenagem póstuma - No dia 6, ao final dos trabalhos, haverá uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo José Holanda Neto, do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos, pelos relevantes serviços prestados à gestão dos recursos hídricos do Estado. Holanda era representante da Secretaria de Estado da Agricultura dentro do Conselho e morreu em dezembro de 2017, em decorrência de problemas de saúde.
Neste dia também haverá uma visita técnica à barragem do rio Poxim, em São Cristóvão, com limite de vagas, no total de 40.
Parceria -  O evento é uma realização da Semarh, por meio da SRH, em parceria com a UFS, Unit, PIO X, IFS, Embrapa, Ibama, Codevasf, Deso, Cohidro, Emagro, Incra, Seagri, Fapitec, SergipeTec, ITPS.