sexta-feira, 6 de abril de 2018

Edvaldo Nogueira e Jackson Barreto inatguram Ginásio em Itabaiana

Nesta quinta-feira (05), o governador Jackson Barreto inaugura, em Itabaiana, o Ginásio Poliesportivo Francisco Vilobaldo (Chico do Canta Galo), em homenagem ao ex-presidente do Cantagalo, antigo clube de futebol amador de Itabaiana. O ginásio é o segundo maior do estado, além de ser o mais moderno de Sergipe e do Nordeste, juntamente com o ginásio Miguel Arraes, em Caruaru.
A obra recebeu o investimento de R$ 16 milhões, com recursos oriundos do Programa Sergipe Cidades. A construção do Ginásio é um incentivo à prática dos esportes no interior, especialmente vôlei, basquete e futsal. O espaço terá arquibancadas com capacidade total de 2.550 lugares. Para marcar a inauguração, será disputada uma partida de futsal entre os amigos do jogador de futsal Falcão, que participará do jogo, e o time de Itabaiana.

A quadra poliesportiva recebeu piso sintético monolítico flexível em área de 1.100m2, estrutura em concreto armado, cobertura em estrutura metálica, coberta com telha de alumínio ondulada termo-acústica e guarda corpo e corrimões em tubo galvanizado.  O Ginásio foi dotado de 34 luminárias Industriais com lâmpadas em vapor metálico de 400 w, equipamentos necessários à prática dos diversos esportes, três vestiários, seis cabines para imprensa, quatro bilheterias, rampas de acessibilidade, sanitários e plataforma elevatória para portadores de deficiência.


O ginásio recebeu, também, sistema de Combate à Incêndio e SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas); reservatórios com capacidade total para 40.000 litros, sistema de tratamento de esgotos sanitários, com execução de fossa, filtro e vala de infiltração; e gradil de ferro.
A área externa recebeu piso em blocos de concreto intertravado (8.385 m²); calçadas em piso de concreto simples desempolado (3.700 m²), bicicletário com 72 vagas, estacionamento para 43 motos, cinco ônibus e 240 vagas para carros (14 para idosos e seis para cadeirantes). A área externa possui 16 postes com luminárias de quatro pétalas com lâmpadas de 400 watts. O paisagismo constou do plantio de 3.950 m² de gramas em placas e 1.400 arbustos.
Homenageado -  Francisco Vilobaldo, o Chico do Cantagalo, foi ex-presidente do Cantagalo, antigo clube de futebol amador de Itabaiana. Criou o Grêmio Literário e Esportivo de Itabaiana (GLEI), com uma escola para os meninos pobres do Beco Novo e uma quadra esportiva com o piso de cimento, nos fundos do Tanque do Povo. Morreu assassinado em julho de 2009.

Nenhum comentário: