terça-feira, 28 de agosto de 2018

Conbresso Brasileiro Agroflorestais



       

Foi    aberto    ontem   e   segue   até    essa   sexta-feira,   dia  31,   acontece o XI CBSAF Congresso Brasileiro de  Sistemas Agroflorestais, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O  evento reúne   pesquisadores, estudantes, professores, produtores e técnicos de todo o Brasil e do exterior, para divulgação e discussão de temas sobre os sistemas agroflorestais (área que reúne culturas agrícolas com espécies arbóreas, podendo ser utilizada para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas).

Hoje,   das   8h,   às   11h, durante o Congresso,   acontece   o lançamento do  AnaliSafs, recurso digital que  realiza análises socioambientais e financeiras de sistemas agroflorestais, com o objetivo de auxiliar produtores rurais, técnicos extensionistas e pesquisadores, no aprimoramento de suas técnicas e melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus plantios. 

 O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a The Nature Conservancy (TNC ), o ICRAF (World Agroforestry Centre),  a   Embrapa e a IUCN (International Union for Conservation of Nature). O aplicativo se propõe a facilitar o levantamento de dados em campo, os quais poderão ser armazenados e processados, inclusive em modo  offline, uma importante contribuição para as zonas rurais que não possuem acesso à internet. 

A ferramenta torna ainda mais viável o registro de custos e receitas da produção agroflorestal e a realização destas importantes análises no ambiente rural.  Vamos lá cobrir   o  Congresso  Brasileiro da UFS.



Nenhum comentário: