A TIM apresenta resultados
sólidos em mais um trimestre. O lucro líquido normalizado(1)
de R$ 619 milhões representa uma alta expressiva: 61,4% em relação ao mesmo período de 2018. O EBITDA normalizado(1)
fecha em R$ 1.718 milhões, aumento de 6,8% ano a ano, avançando pelo
13º trimestre consecutivo. A margem EBITDA também mantém a trajetória de
crescimento e alcança 39,6%.
A
simplificação das ofertas, a aposta no segmento de alto valor e a
inovação como atributo principal da marca contribuem para o desempenho
positivo.
Como consequência, a receita líquida de serviços (móvel e fixo) fecha
em R$ 4.152 milhões, evolução de 3% na comparação anual, também
impulsionada pelo resultado da TIM Live. A receita líquida da ultra
banda larga fixa chegou a R$ 127 milhões, com crescimento
de 31,5% ano a ano, sustentando a média acima de 30% dos trimestres
anteriores.
(1)Os
valores indicados como normalizados foram ajustados para efeitos não-recorrentes.
“O
nosso trabalho é norteado pela qualidade das vendas, customer care e da
rede. Além disso, focamos no aumento do valor
da base, com ofertas mais simples e completas, e em uma comunicação que
reforça ainda mais a inovação presente no DNA da marca. O resultado
dessa estratégia são os indicadores operacionais e financeiros positivos
que registramos no terceiro trimestre. Ao mesmo
tempo, seguimos olhando para o futuro ao liderar a preparação para a
chegada do 5G no Brasil, que trará uma verdadeira revolução para
diversos setores”.
PIETRO LABRIOLA – CEO da TIM BRASIL
Inovação nas ofertas e na comunicação
O
TIM Black Família – primeiro plano com assinatura Netflix inclusa e hub
de entretenimento – já representa 50% das adições no pós-pago “puro”
(sem
planos Controle). A base pós-paga é de 21 milhões de clientes e
representa 39% da base total.
A
simplificação das ofertas do pré-pago, com o lançamento do TIM Chip
TOP, impulsiona o uso de dados no segmento, com alta de 17,2%. O plano
TIM Pré
TOP já representa 60% da base pré-paga e alavanca o ARPU em 4,0%. O
ARPU móvel total é R$ 23,9 – aumento de 5,6% na comparação anual.
A
comunicação também foi destaque no período, com ações que reforçam o
engajamento dos clientes e mudança de assinatura para “A inovação não
para”.
Expansão da banda larga fixa -
A
TIM Live mantém desempenho sólido e fecha o trimestre com 537 mil
usuários, um aumento de 19,6% ano a ano. O ARPU é de R$ 81,8,
crescimento de 8,6%
em relação a igual período do ano passado. A expansão da tecnologia
FTTH é destaque: já são 1.905 domicílios cobertos, alta de 150% em
relação ao 3T18. O serviço chegou a um novo estado – Pernambuco – e está
disponível para consumidores de bairros de Recife.
Digitalização em foco -
O
processo de digitalização apresenta resultados importantes para a
melhoria do atendimento e da experiência dos clientes. No terceiro
trimestre, a
operadora registra crescimento expressivo nas vendas online nos
segmentos pós (+85%) e controle (+37%), respectivamente. No pré-pago, há
aumento de 71% nas recargas realizadas pelo App Meu TIM, que tem
evolução de 23% no número de usuários únicos. O envio
de faturas online cresceu 43% no 3T19, assim como os pagamentos por
canais digitais, com alta de 11%.
Maior cobertura nacional NB-IoT -
A
liderança consolidada na cobertura 4G – com 3.355 municípios – permite
que a TIM invista em outras tecnologias. Um exemplo é a grande ampliação
do
NB-IoT (Narrow Band IoT), que chega a mais de três mil cidades. A
operadora é a primeira a ter cobertura nacional da plataforma
habilitadora de soluções de Internet das Coisas.
A
abrangência do NB-IoT permite a criação de soluções que não estarão
limitadas somente aos grandes centros, beneficiando municípios mais
afastados.
Ou seja, servirá tanto para Cidades Inteligentes quanto para pavimentar
o caminho rumo à Agricultura 4.0 no campo. A TIM vai cobrir até 5
milhões de hectares com 4G em 2019.
Outro
destaque é a faixa de 700MHz que já está disponível para clientes de
1.644 municípios, um crescimento de 40,3% em relação a igual
período de 2018. O VoLTE também mostra evolução: alta de 54%, com mais
de 3.250 municípios cobertos. Além disso, a TIM é líder no 4.5G no
Nordeste e nos estados de Paraná e Santa Catarina.
Rumo ao 5G -
A
TIM avança na preparação para a chegada do 5G. Após lançar o primeiro
TIM Living Lab em Florianópolis, a operadora inaugurou no terceiro
trimestre,
o segundo em Santa Rita do Sapucaí (MG). Lá realizou diversas
experimentações na Casa TIM 5G, instalada na cidade durante o HackTown
2019. Com demonstrações focadas em educação, segurança, saúde, casa
inteligente, Indústria 4.0 e entretenimento, a TIM conseguiu
destacar o potencial transformador da tecnologia. A companhia lançou o
terceiro laboratório 5G em Campina Grande (PB) em outubro e também
anunciou a ativação da nova tecnologia no Cubo Itaú (SP) até o final do
ano.
Sobre a TIM -
A
TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que
todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos
de oferta,
infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma
cultura interna de accountability e na mudança de processos e
plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca –
“A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia
com seu Plano de Investimentos.
A
empresa é desde 2015 líder em cobertura 4G no País e referência como
player de ultra banda larga móvel e fixa. É a única empresa do setor
de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como
nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora há mais
tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para
mais informações, acesse
www.tim.com.br.
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