terça-feira, 3 de novembro de 2009

Idosos Endividados

Dados do IBGE mostram que o Brasil possui cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 10% de toda a população do País. Ainda de acordo com o instituto, a estimativa é que esse contingente atinja 32 milhões em 2025, o que fará do Brasil o sexto em número de idosos em todo o mundo."E, obviamente, quanto mais cresce a população de idosos no País, mais cresce a participação deles no consumo e, consequentemente, no crédito", afirma o economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo.

Os registros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito e Informações) revelam que de 2003 até 2008, o número de consultas referentes a consumidores com mais de 60 anos cresceu de 7% para 10% do total de consultas.

De acordo com Solimeo, o número é interessante porque significa que os consumidores da melhor idade estão mais interessados em contratar crédito. "Hoje as pessoas com mais idade continuam ativas, trabalham, muitas até sustentam famílias. Hoje elas se sentem seguras em contratar um financiamento porque sabem que dão conta de pagar".

E completa: "Tenho a impressão que, por ter renda comprovada, o idoso serve de esteio da família para obter crédito. É ele que contrata, mesmo que seja em benefício de seus parentes".

Nenhum comentário: