quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estudantes de Enfermagem doam sangue no Hemose

Cerca de trinta alunos do curso técnico de enfermagem da Escola de Enfermagem Dr. Augusto Leite do Hospital Cirurgia colaboraram com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Na recepção da unidade, a assistente social Adineuza Cardoso reuniu o grupo para prestar as primeiras orientações sobre os serviços que antecedem a doação.


Ela ressaltou que o Hemocentro de Sergipe é responsável pelo atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar e, que somente o gesto voluntário dos doadores pode ajudar a salvar vidas. “Essa ação integra as atividades realizadas em parceria com instituições de ensino das áreas de saúde”, pontuou a assistente social ao reforçar que a doção de sangue é um ato de solidariedade ao próximo.


Conforme relato de Adineuza, a participação de jovens de cursos técnicos e profissionalizantes, além de estudantes do Ensino Médio e universitários também contribui para a formação de agentes multiplicadores sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea.


“Diariamente recebemos pessoas que chegam ao Hemose interessadas em doar sangue, mas que por algum motivo de saúde tem suas doações inviabilizadas. Esse é um público que pode se somar a causa divulgando as informações e a necessidade do serviço junto a seus familiares e a rede de amigos”, ressaltou Adineuza.


Para doar sangue o candidato precisa passar pelas seguintes etapas: Cadastro - registro dos dados do doador; Pré-triagem - é realizada a aferição da temperatura e retirada uma gota de sangue na ponta do dedo para verificar a presença de anemia; Triagem médica - entrevista confidencial com um profissional de saúde, que avalia os riscos da doação para o doador e para o receptor. É importante que durante a entrevista todas as perguntas sejam respondidas corretamente.


A última etapa é a coleta de uma bolsa com até 450 ml de sangue, esse processo tem uma duração de até 15 minutos. Após a coleta, o doador recebe um lanche e é orientado a ingerir bastante liquido ao longo do dia.  O Hemose espera por você à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Mais informações no Serviço Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. 

Nenhum comentário: