quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Campanha para Doação de Livros



                            

"Compartilhe livros e transforme vidas". É com esse tema que a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), continua dando prosseguimento à sua política de intermediação de doação de livros paras as bibliotecas escolares públicas estaduais.

O projeto visa arrecadar livros em bom estado de conservação, com o objetivo de ampliar o acervo das bibliotecas e aumentar o acesso dos estudantes à leitura.

A campanha teve início em 14 de março, data em que escolas da rede estadual de ensino foram contempladas com um exemplar do livro "Improvável Poética", de autoria do ex-governador Marcelo Déda.

A obra foi doada pelo Instituto Marcelo Déda, em parceria com a Seed, na homenagem que foi prestada ao ex-governador no dia 11 de março, no Colégio Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias.

Mais doações - No final de janeiro, a médica sergipana Cecília Tereza Nascimento Rodrigues se sensibilizou com a causa e doou um acervo particular de livros literários (contos e romances) e revistas para a campanha. Os livros já foram lidos e distribuídos com escolas do sertão sergipano.

O empresário paulista radicado em Sergipe, Luiz Carlos Kaliel, também doou um acervo de mais de três mil livros, com o intuito de que outras pessoas tenham acesso ao conhecimento contido nessa sua coleção.

"Decidi doar para escolas públicas porque meu primeiro contato com os livros se deu em uma biblioteca estadual", declarou o empresário, ao afirmar que esse gesto é também uma retribuição social.

O empresário disse que a ideia que o moveu foi a de fazer com que os livros doados possam ser utilizados pelos alunos que estudam em unidades de ensino da rede pública estadual.

Quem também fez doação foi a diretora da Inspeção Escolar da Seed, Ana Luiza Valadares. No mês de julho passado, ela fez a doação de livros literários (contos e romances) e revistas para complementarem o acervo de bibliotecas escolares.

Ministério Público -O Ministério Público do Trabalho em Sergipe também fez uma doação de livros, correspondente a uma multa trabalhista aplicada a uma empresa no valor equivalente a R$ 150.000,00.

Foram doados 280 livros, distribuídos em 14 títulos diferentes, com 20 exemplares de cada, os quais correspondem a uma primeira parte da doação.

As obras foram escolhidas por uma comissão formada por técnicos do DASE, DED e ASPLAN, que privilegiaram títulos voltados para o Ensino Médio e de preparação para o Enem.

Como doar  - A prática pode ser realizada por qualquer pessoa física ou jurídica, que tenha livros em bom estado e queira voluntariamente doá-los. Para isso, basta entrar em contato com o DASE através dos telefones 3253-8103, 3253-8102, 3253-8106, ou pelo endereço eletrônico assessoria.dase@seed.se.gov.br e tirar dúvidas. O DASE está localizado na rua Dom José Thomaz, n° 715, bairro São José. Não são aceitos pelo projeto cópias, apostilas, folhetos, catálogos, periódicos e livros didáticos.

Nenhum comentário: