Na última quarta-feira a Petrobras anunciou um novo aumento
no valor da gasolina (0,5%) e do diesel (2,5%) no preço médio nas
refinarias. E logo esse valor chegará às bombas e o maior prejudicado
será o consumidor.
E essa elevação no preço faz o motorista repensar o uso do automóvel
como meio de transporte. Alguns conseguem se adaptar ao transporte
público. Já quem não tem alternativa e precisa usar o carro para
locomoção, o jeito será adaptar o uso do veículo com novos hábitos, como
novos trajetos e uso de aplicativos para buscar preços mais baixos.
Para ajudar o consumidor a economizar combustível nessa época de alta
nos preços, Fábio Facca, gerente nacional de vendas varejo da Campneus,
maior revendedora Pirelli, elenca algumas dicas que vão garantir um
rodar mais econômico em até 15%, além de evitar manutenções futuras ao
veículo. Veja:
- Calibragem de Pneus: Pneus com calibração baixa, além de desgastarem
mais rapidamente, criam um movimento de arrasto maior do carro, o que
exige mais esforço do motor e, consequentemente, aumenta o consumo de
combustível. Um carro desalinhado e com o balanceamento fora dos padrões
também consome mais que o comum, já que exige bastante esforço do
motorista para mantê-lo em linha reta.
- Cuidar dos filtros: Verificar se os filtros do óleo, combustível, do
ar e de cabine estão em boas condições. Filtros velhos e sujos
contribuem para aumentar o consumo, já que o motor precisará fazer mais
esforço para puxar o ar, ou mesmo o combustível para se movimentar. A
perda de potência do veículo também pode indicar entupimentos em filtros
do combustível fora das especificações.
Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e,
com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo
de combustível. Além disso, filtro de combustível saturado pode provocar
o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. O
mesmo vale para os filtros de cabine que, se estiverem obstruídos, não
condicionam o ar de maneira correta, prejudicando o controle de
temperatura e aumentando o consumo de gasolina/etanol.
- Olho no Óleo: O óleo e o combustível funcionam separados no motor do
carro e eles não se misturam. Porém, se o lubrificante estiver fora das
especificações ou velho, ele influencia no aumento do consumo de
combustível. O óleo impede o desgaste das superfícies metálicas do
motor, criando uma película de óleo entre elas. Ele tem como função
dispersar o calor e reduz o atrito, protegendo o motor. Um lubrificante
de qualidade previne acúmulo e depósito de partículas de sujeira. O óleo
ainda protege contra borra e oxidação, minimizando os ácidos que podem
causar corrosão. Facca explica que um lubrificante não recomendado pela
fabricante do veículo não fará uma limpeza completa, não controlará de
maneira eficiente a temperatura do motor, não vai lubrificar
corretamente as partes móveis do motor, podendo gerar temperatura altas e
prejudicar o desempenho, acarretando no aumento consumo de combustível.
Pneus verdes: "Não, eles não são verdes. Apenas possuem esse nome devido
composição, com itens menos ofensivos ao ecossistema, e pelo seu
funcionamento que propicia a economia de combustível", explica Facca. O
executivo explica que esses pneus são mais leves, menos ruidosos e
possuem uma durabilidade maior, graças ao processo de fabricação. Esse
pneu tem uma resistência menor ao rolamento, o que resulta na melhoria
da eficiência de combustível. "Além de economizar gasolina, os pneus
verdes possuem bom desempenho em pista molhada. É um custo-benefício que
o consumidor deve colocar na ponta do lápis. A Pirelli tem a linha
Green Performance, composta pelos Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion
Verde All Season", afirma.
Freio-motor: utilizar o pedal do freio para diminuir a velocidade é o
procedimento mais comum e indicado para motoristas. Mas sabia que o
freio-motor, além de ajudar a estabilizar o veículo, também ajuda na
economia do sistema de freios e de combustível? “O freio motor é a
redução da velocidade sem a utilização do pedal do freio. O simples
toque do pé pelo pedal da embreagem juntamente à reduzida de uma marcha
já provoca a desaceleração do automóvel. O mito do aumento de consumo de
combustível pela redução de marcha não é verdade. O sistema de injeção
eletrônica automaticamente faz o corte da gasolina, ou etanol, no mesmo
instante que ocorre a retirada do pedal do acelerador. O consumo de
combustível é relacionado ao acelerador, nunca ao desacelerador”,
finaliza Facca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário