segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bancos tentam fisgar aposentados

Promoções, kits de cosméticos e até vales-saúde transformaram-se nas principais iscas usadas pelos bancos para tentar fisgar os cerca de 18,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o crédito consignado. Elas, as iscas, serão as estrelas na primeira de uma série de campanhas publicitárias que vão estourar mês que vem, em busca da retomada dos empréstimos com desconto direto nos benefícios. Já tem banco oferecendo até R$ 6 milhões em prêmios aos agentes bancários, conhecidos como “pastinhas”, que ultrapassarem as metas de vendas dos contratos no país. Desde que o INSS voltou atrás e restabeleceu, em março, a margem consignável (comprometimento de renda da aposentadoria) de 20% para 30%, as operações não param de crescer.

Em Sergipe, o volume de vendas de empréstimos para aposentados saltou 40% em um mês e 70% dos correspondentes bancários já voltaram à carga, depois de praticamente fecharem as portas ano passado devido à crise mundial e redução da margem. Segundo as pesquisas as investidas das operações de telemarketing e as divulgações em associações de aposentados voltaram com força total. Alguns agentes bancários que haviam saído do negócio estão retomando as atividades, e os que ficaram estão trabalhando de forma mais agressiva. Este ano vai ser muito bom para o setor, embora não volte a ser o que já representou um dia.

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