segunda-feira, 20 de abril de 2009

Consumidores tentam driblar a crise

A classe média brasileira deu um salto de 26% nos últimos cinco anos e já representa 53% da população brasileira. São quase 100 milhões de indivíduos que passaram a ocupar a fatia intermediária da pirâmide, com renda familiar entre R$ 1.115 e R$ 4.807. Um crescimento que veio com a ampliação da renda familiar e do acesso ao crédito, às prestações e aos sonhados bens de consumo. Em plena crise financeira mundial, a base da economia está fazendo uma ginástica para manter o orçamento em dia e adiou planos de pagamento a longo prazo, mas atravessa tudo isso sem abrir mão das conquistas. Bens como internet, telefonia celular e eletrodomésticos, uma espécie de luxo essencial, continuam em destaque nas despesas das famílias. Na cesta do supermercado, os itens adicionados nos últimos anos também não foram cortados.
Segundo pesquisa realizada pela agência de publicidade Nova S/B em parceria com o Ibope, diretamente com consumidores da classe média, 72% dos 4,5 mil entrevistados ainda não alteraram os hábitos de consumo em decorrência da crise e 44% sequer pretendem alterá-lo. Quando se fala em lista de compras, vestuário, supermercado, celular, lavadora de roupas, televisores e produtos de beleza figuram entre os mais desejados. A alimentação ainda é o carro-chefe, mas os pequenos prazeres se tornaram fundamentais.

Nenhum comentário: