segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretária faz Balanço de Ações

A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, fez um balanço da gestão da Saúde nos últimos quatro anos para os secretários municipais de Saúde durante a reunião simultânea do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).Segundo ela, houve muitos avanços na área da saúde como a entrega de 43 Clínicas de Saúde da Família (CSF). “Também inauguramos o Hospital Regional de Lagarto, as unidades de pronto atendimento (UPA) de Porto da Folha, Boquim, Poço Redondo e Simão Dias”, disse.
Outras ações exitosas ainda são destacadas por Mônica Sampaio. “A Atenção Psicossocial teve avanços significativos no combate ao crack, por conta da política estadual, Sergipe ficou como o terceiro do país nas ações de combate ao crack nos municípios. O Programa Bem Mulher recebeu um prêmio nacional em reconhecimento ao trabalho realizado na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, com cerca de 20 mil mulheres atendidas”, enfatizou.Ela acrescentou que nos últimos dois anos o trabalho de combate a epidemias, a exemplo do caso da dengue, foi muito bom, principalmente após a criação da Brigada Estadual, com 600 agentes de endemias. “Na área de materno-infantil, a maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi campeã de indicadores positivos, como produção e qualidade. Realizamos o concurso público para as fundações estatais com mais de três mil vagas, que estão sendo preenchidas de acordo com a necessidade.

Mestrado em Direito e Engenharia

Capes aprova mestrados em Direito e Engenharia Civil


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou mais dois cursos de mestrado acadêmico da UFS. São eles: Direito e Engenharia Civil. O resultado foi divulgado sexta-feira, 17, na 123ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que ocorreu de 6 a 10 de dezembro em Brasília. Os últimos cursos de mestrado que a Capes concedeu parecer favorável foram os seguintes: Ciências Fisiológicas, Matemática, Arqueologia e Geociências e Análise de Bacias. Esses dois últimos estão com inscrições abertas: Arqueologia até 14 de janeiro de 2011 (há 20 vagas) e Geociências e Análise de Bacias até o dia 15 do mesmo mês (há 14 vagas). Não haverá inscrições no período de 23/12/2010 a 02/01/2011.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Adotar cartas para Papai Noel

Termina neste sábado dia 18, o prazo para os aracajuanos adotarem uma carta para doar presente de Papai Noel nos Correios. Fim de ano chegando e as Agências dos Correios começam a receber as cartas endereçadas ao papai Noel. Os pedidos são feitos por crianças carentes e vão desde material escolar, bonecas e até cesta básica. A entrega das cartas terminou nesta terça-feira, dia 30 de novembro. Os Correios devem realizar as entregas a partir do dia 04 de dezembro. Em 2009, a Agência Central dos Correios recebeu 25 mil cartas e até a última segunda-feira, dia 29, já foram entregues mais de 15 mil cartas. Este ano muda-se o local de entrega, que em anos anteriores eram feitos nas residências, passando a ser nas redes de ensino estadual e municipal de onde as crianças estudam. Para que o pedido seja atendido a criança deve estar matriculada na rede de ensino pública ou em instituições sócio-educacionais como ONGs e abrigos e os pedidos devem estar nos considerados ‘Sonhos de Criança’ como brinquedos, material escolar, bonecas e roupas. Segundo o assessor de comunicação dos correios, José Ginaldo de Jesus, no mês de dezembro é que ocorre a entrega dos presentes por parte das pessoas.

População Insegura

A população brasileira se sente mais segura em casa, onde 60% dos moradores declararam usar algum dispositivo de segurança, revelou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (15). O documento mostra que à medida que o cidadão se afasta do lar, mais temeroso ele fica. O levantamento foi realizado nos 12 meses anteriores a setembro de 2009 e entrevistou pessoas com mais de 10 anos. Além de informações sobre vitimização e justiça, como perfil das vítimas de agressão, o estudo investigou a sensação de proteção em relação ao local de domicílio dos brasileiros e os equipamentos de segurança mais utilizados nas residências. A pesquisa revela que 78,6% da população, estimada em 127,9 milhões de pessoas, sentia-se segura no local de moradia, onde estavam instaladas grades nas portas ou nas janelas de 35,7% dos lares. No mesmo bairro, fora de casa, o percentual de segurança foi declarado por 67,1% dos entrevistados e na cidade, um pouco mais da metade se sentia segura: 52,8%.

Deficientes desrespeitados

As pessoas com deficiência não têm seus direitos respeitados no país. Essa é a opinião de 77% dos 1.165 portadores de necessidades especiais entrevistados na pesquisa sobre a condição de vida deles no Brasil, feita pelo Data Senado, entre 28 de outubro e 17 de novembro. O estudo foi realizado com base no cadastro do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), com 10.273 registrados. As pessoas se sentem sem acesso aos serviços, desrespeitadas no seu direito de ir e vir, e o importante é que elas estão percebendo isso. O preconceito ficou tão natural, como quando um deficiente físico é carregado para entrar no ônibus que não tem elevador, que as pessoas não percebem como preconceito argumenta a superintendente do IBDD, Teresa Costa. A pesquisa mostra que os prédios públicos estão mais adaptados (18% responderam que a maioria tem acesso) que os comerciais (12% de respostas favoráveis). Mas as ruas e calçadas são o grande entrave para a locomoção para 87%, nenhuma ou poucas das ruas estão adaptadas em sua cidade. Quatro em cada dez entrevistados deixaram de ir a algum lugar porque a estrutura física não estava adaptada.

Homens morrem mais

Eles correm cinco vezes mais risco de morrer de forma violenta do que as mulheres. Além disso, respondem por 70% das internações hospitalares e por 65% dos atendimentos de emergência por causas externas. Acidentes e violências – as chamadas causas externas – representaram 12% do total de mortes ocorridas no Brasil em 2008. Elas somaram 133.644 dos 1.066.842 óbitos registrados naquele ano. Foram a terceira maior causa de mortes no país, atrás das doenças do aparelho circulatório e as neoplasias. Os homens continuam maioria entre os mortos (83,1% do total de vítimas) e entre os feridos que precisaram de internação hospitalar (70,3%). Os dados constam no capítulo Acidentes e violências no Brasil: um panorama atual das mortes, internações hospitalares e atendimentos em serviços de urgência, do “Saúde Brasil 2009” – publicação anual da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

60% dos trabalhadores irão pagar dividas

O 13º salário da maioria dos brasileiros será usado para pagar dívidas. Segundo pesquisa da GfK, 60,6% das pessoas que vão receber o abono usarão os recursos para quitar débitos. De acordo com o levantamento, que ouviu 400 pessoas em 12 regiões metropolitanas do país, essa finalidade vai consumir cerca de 42% do valor do 13º dos entrevistados. O percentual sobe entre as classes C e D (54%, em média), mas também é alto entre as pessoas de alta renda (32% nas classes A e B). Isso indica que o endividamento não é reflexo apenas da carência de dinheiro: indica também impulsividade e falta de planejamento. A boa notícia é que, de acordo com a pesquisa, o segundo principal destino do 13º dos brasileiros 20% dos recursos, em média será a poupança e os investimentos. Presentes e viagens são o terceiro e o quarto focos de gastos. Quem não conseguir pagar todas as dívidas com a gratificação de Natal deverá negociar com empresas, bancos e financeiras. Procurados pela reportagem, Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil disseram que estão abertos a negociações, que podem resultar em descontos, parcelamentos e juros menores. Hoje dia 30, é o último dia que as empresas tem para fazer o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro.

Banese comemora os 50 anos

O evento foi realizado ao ar livre, na área externa da Agência do Banese em frente ao Shopping Jardins. Centenas de pessoas participaram, na noite do último sábado, 27, da festa de Natal promovida pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) como marco inicial das comemorações pelos 50 anos da instituição, que serão completados em 2011. Para comemorar os 50 anos, o banco, criado em 1961, programou uma série de eventos que vão até novembro de 2011, quando será realizado um grande ato para homenagear personalidades que se destacaram na história da instituição e na economia sergipana. A festa de sábado aconteceu na parte externa da Agência do Banese Antônio Carlos Franco, em frente ao Shopping Jardins. Durante duas horas e meia, entre as 18h e 20h30, os participantes assistiram a apresentações do Coral Vozes do Banese, formado pelo pessoal do banco, e da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), que conta com o patrocínio do Instituto Banese. No repertório do Coral, ‘Então é Natal’, de John Lennon, ‘Boas Festas’, de Assis Valente, e outros clássicos natalinos, além de composições de autores sergipanos como ‘Cheiro da Terra’ de Cláudio Miguel do Grupo Cataluzes. Já a apresentação da Orquestra Sinfônica, regida pelo maestro Guilherme Mannis, foi marcada pela execução da ‘Sinfonia nº 5, primeiro movimento’, de Beethoven, ‘Noite Feliz’, de Franz Gruber, ‘Adeste Fidelis’, de John Wade, além de arranjos de peças de artistas de Sergipe como ‘Viver Aracaju’, de Ismar Barreto.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pais que ajudaram os filhos serão indiciados

Os pais que passaram ao filho um dos temas da redação do o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram indiciados ao fim das investigações da Polícia Federal em Juazeiro (500 km de Salvador). Dez pessoas foram ouvidas em dez dias de investigação nas cidades de Juazeiro (BA), Remanso (BA), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato (PI) com realização de perícia, quebra de sigilo telefônico e diligências. As investigações foram concluídas na tarde da terça-feira (23) e o inquérito foi enviado à Justiça Federal em Juazeiro. Os pais de Eduardo Ferreira Afonso Júnior, que estuda no cursinho pré-vestibular no Colégio Geo, em Petrolina, confessaram ter vazado o tema da redação, mas não chegaram a ser presos pela Polícia Federal e responderão ao inquérito em liberdade, já que não oferecem riscos à comunidade.
A mãe, Marenilde Brito Afonso, professora do Colégio Ruy Barbosa em Remanso e fiscal da prova do ENEM na cidade, conseguiu ver um dos temas base da redação durante a abertura da prova ampliada destinada a deficientes visuais, duas horas antes do início do exame geral, e repassou ao marido Eduardo Ferreira Afonso.
O pai, que é vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Remanso, iniciou uma pesquisa na internet e depois alertou o filho em Petrolina sobre o tema, mas sem entrar em detalhes sobre a fonte da informação.

Calote nas Terras Parque

Cinco anos após a criação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, o governo federal não pagou, nem disse quando pagará, às famílias que tiveram suas terras desapropriadas em favor da área de conservação. Ocupando uma extensão de 7.966 hectares nas serras de Itabaiana, Comprida e Cajueiros, o Parque foi criado através de Medida Provisória que, segundo as vítimas do ‘devo’ ecológico, já teria perdido a validade, sem que o governo federal tivesse reeditado uma outra. Se realmente isso aconteceu, aquela área de conservação já não existe mais legalmente. Para agravar a situação das famílias prejudicadas, de quando em vez, fiscais do Ibama aparecem na área para multar os sitiantes, acusados de depredação. Quer dizer, o sujeito compra suas terras, não paga nada por elas e ainda lhe multa porque você está fazendo uso do que tem na propriedade.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gasolina mais cara em Sergipe

Abastecer o tanque do carro com etanol está deixando de ser vantajoso em relação à gasolina em 16 Estados, além do Distrito Federal, segundo levantamento do Ticket Car.
Em outubro, o etanol subiu 4,9% em média no país, para R$ 1,97 por litro. A gasolina também subiu, mas em ritmo menor, com alta de 1,8%, para R$ 2,75 por litro. O Gás Natural Veicular (GNV) teve um aumento de 3%, para R$ 1,77 por metro cúbico.
No Mato Grosso, o etanol leva maior vantagem sobre a gasolina, custando o equivalente a 60,7% do preço do derivado de petróleo, seguido por Goiás e São Paulo, com 63% e 63,3%, respectivamente. Vale lembrar que o uso do etanol deixa de ser interessante economicamente quando seu preço supera 70% do valor do litro de gasolina.
O litro de etanol mais barato está em São Paulo (R$ 1,616, em média), já a gasolina mais barata é vendida na Paraíba (R$ 2,532). O Acre é o Estado onde o motorista gasta mais para encher o tanque, pagando R$ 3,110 por litro de gasolina e R$ 2,360 pelo etanol.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Provas do Enem em Dezembro

O Enem 2010 será reaplicado não só a participantes que receberam cadernos de questões do modelo amarelo com erros de impressão no primeiro dia do teste, mas a todos os estudantes que enfrentaram contratempos registrados em ata pelos fiscais, tanto no primeiro dia de prova, sábado, quanto no domingo. Em tese, isso valerá até mesmo para os candidatos que tiveram problemas com os cartões de resposta cujo cabeçalho estava invertido, além de eventuais problemas de saúde ou falta de luz durante o teste - desde que o caso não tenha sido solucionado a tempo e conste na ata elaborada pelos fiscais de prova. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, ao participar, na terça-feira (16) de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O MEC ainda não estabeleceu a data de realização das novas provas para quem foi prejudicado por falhas nas provas realizadas nos últimos dias 6 e 7. Segundo Haddad, isso será feito até o início da semana que vem. Em princípio, a nova prova ocorreria no fim de semana de 4 e 5 de dezembro, mas não há confirmação oficial. O ministro disse que a solução para os problemas do Enem é aplicar duas ou mais provas por ano - o que, segundo ele, reduziria o número de inscritos, ajudando a diluir os problemas de logística e segurança. Haddad aproveitou para antecipar outra medida em estudo no MEC e que deverá ser anunciada nas próximas semanas: as notas do Enem, que atualmente têm validade de um ano como substitutas do vestibular em universidades federais, passarão a valer por dois anos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Assassinatos de Gays no Brasil

Os incidentes envolvendo um estudante do Rio de Janeiro, baleado após a 15ª Parada do Orgulho Gay, e dois rapazes que apanharam de adolescentes na avenida Paulista, em São Paulo –ambos no último fim de semana–, reacendeu o debate sobre os direitos civis dos homossexuais. Segundo os últimos dados do Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais (LGBT), publicado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e divulgado em março deste ano, foram registradas 387 mortes em todo o território brasileiro em 2009 e 2008 –média aproximada de um crime a cada dois dias –, um crescimento de aproximadamente 54% em relação ao biênio 2006-2007. O Rio de Janeiro, em 2009, registrou oito óbitos. Bahia e Paraná ocuparam o topo da lista com 25 assassinatos cada Estado.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mulheres chefes de Família

O número de famílias chefiadas por mulheres aumentou nos últimos nove anos segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad). No estudo, divulgado hoje (11), concluiu-se que o número de famílias nas quais a mulher é a chefe subiu de 27% em 2001 para 35% em 2009, o que representa 21.933.180 famílias. De acordo com a chefe de Pesquisa do Ipea, Natália Fontoura, esse fenômeno tem a ver com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. "O mais importante talvez seja a participação das mulheres no mercado de trabalho. Mas também a forma como as mulheres estão se inserindo nos diferentes espaços públicos e as mudanças culturais em relação aos lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade".Com o nome Primeiras Análises: Investigando a Chefia Feminina de Família, o estudo é o quarto da série de análises do Ipea sobre a Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento das famílias chefiadas por mulheres teve crescimento em todas as regiões: na Sul, foi constatado o maior avanço, passando de 24,4% para 33%, de 2001 a 2009. No Sudeste, a região com o segundo maior crescimento no número de famílias chefiadas por elas, o avanço foi de 28% para 36%. Grande parte dessas famílias é composta por mulheres sem cônjuge, o que representa 49,3%. As famílias chefiadas por elas são 17,3 % do total das famílias brasileiras. A Região Nordeste foi a que apresentou a maior proporção desse tipo de família, 19,5%, seguido pela Região Norte, com 18,8%. A Região Sul apresentou o menor percentual, 13,9%. No caso dos casais com ou sem filhos chefiados por mulheres, a Região Norte tem 10,4%, o que supera a média nacional, de 9,2%.

Hospitais reclamam dos Planos de Saúde

As Clínicas e Hospitais em todo o país, estão insatisfeitos com o tempo que os planos de saúde levam para autorizar o tratamento de seus clientes. A demora na liberação de procedimentos é o problema mais frequente na relação entre planos e estabelecimentos de saúde para 51% das clínicas e hospitais. O percentual consta de uma pesquisa divulgada ontem (11) pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo e a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo. O levantamento feito pelo Vox Populi consultou 49 hospitais, 105 clínicas e 40 laboratórios. De acordo com o coordenador do departamento de Saúde Suplementar do Sindhosp, Danilo Bernik, a pesquisa revela problemas entre planos de saúde e prestadores de serviço. Esses conflitos são antigos, segundo ele, e comprometem a qualidade do atendimento aos pacientes. O usuário está sendo prejudicado. O cliente pagou pelo atendimento, tem o direito, mas fica esperando. Outro problema apontado na pesquisa é a transferência de pacientes de hospitais credenciados para hospitais que pertencem aos planos de saúde durante o tratamento. Segundo a pesquisa, 54,9% dos hospitais, transfere os pacientes para hospitais públicos muitas vezes, são feitas sem o consentimento do usuário

Falta incentivo cultural

Uma pesquisa publicada no Jornal do Brasil dessa semana mostra que 96% não freqüenta museus, 93% nunca foram a uma exposição, 78% jamais viram um show de dança , 14% vão ao cinema regularmente e 90% das cidades não tem teatro. Vamos repercutir esses números aqui no estado. O governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, nem começou e temas como salário mínimo, reforma tributária e pré-sal já despontam como prioridades. Mas um dos carros chefes da campanha presidencial na reta final foi a cultura. Tanto que Dilma se reuniu com centenas de artistas que turbinaram sua candidatura e ouviram promessas de atenção para questões ligadas à área. Chegou a hora de cobrar. No Congresso tramita um pacote de projetos que tem por objetivo promover as manifestações culturais e, principalmente, o acesso às produções das quais a maioria da população ainda não desfruta. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), apenas 14% dos brasileiros vão ao cinema ao menos uma vez por mês, 92% nunca frequentaram museus, 93% nunca foram a uma exposição de arte e 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança. Mas a economia da cultura no Brasil já responde por cerca de 5% dos trabalhadores. Justamente por isso, quem entende do assunto afirma que, tão importante quanto viabilizar as produções, é fomentar o acesso da população como um todo aos bens culturais – o que tem como pré-requisito a descentralização dos patrocínios. Nos últimos anos, a região Sudeste foi responsável por mais de 70% das capitalizações amparadas pela Lei Rouanet, apesar de responder por pouco mais de 42% da população.

XIII Congresso do Sintese

A nova década da educação é o tema que norteará as discussões do XIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que acontece até sábado dia 13, no Iate Clube de Aracaju. Desde o dia 23 de agosto a direção do Sintese está visitando todas as escolas da Rede Estadual de Ensino para fazer a eleição dos delegados do Congresso os professores que terão poder de voto nas sessões deliberativas. Na última segunda-feira, foram eleitos seis delegados do Colégio Antônio Carlos Valadares, situado na zona norte de Aracaju, e que conta com um corpo de 63 professores. O momento da eleição serve de ‘aquecimento’ das discussões que tomarão corpo no encontro deliberativo, cuja missão é definir a política do sindicato na gestão dos anos seguintes. Os problemas enfrentados pelos professores são muitos e o resultado das provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são sintomas de que a educação não está bem. O professor Roberto Silva Santos, Diretor do Departamento de Base Estadual frisa a importância de saber ler o resultado desses exames para não assumir a postura fácil e injusta de acusar os professores por todos os problemas da educação do país. O IDEB e o ENEM, infelizmente, são provas que tem servido para criminalizar a postura do professor. A gente precisa saber como agir diante dessa situação. Os alunos não estão aprendendo, e graças a programas como o ‘Acelera’, que facilitam a aprovação, os adolescentes chegam analfabetos funcionais à 5ª série” aponta o professor Roberto.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Coleta de latinha

A reciclagem de latas de alumínio injetou R$ 1,3 bilhão na economia nacional no ano passado. Para os catadores do material, entretanto, a coleta do produto rendeu, na média, R$ 382 durante todo o ano, ou seja, pouco menos que R$ 32 por mês. Este valor não leva em consideração a coleta de outros materiais. Seu cálculo é baseado em um balanço divulgado hoje (28) pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).
Segundo as duas entidades, dos R$ 1,3 bilhão gerados com a reciclagem das latinhas, R$ 382 milhões são referentes apenas à coleta do material. De acordo com o governo federal, existem cerca de 1 milhão de catadores de material reciclável no país. Portanto, o produto rendeu, na média, R$ 382 para cada um em 2009.“É pouco mesmo”, confirmou Davi Amorim, um dos coordenadores do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), em entrevista à Agência Brasil. “Todo mundo quer coletar latinha hoje em dia. É difícil achar.”A grande concorrência existe porque o alumínio é um dos materiais mais rentáveis na cadeia da reciclagem. O quilo é comprado por até R$ 3,10, contra os R$ 0,50 pagos, por exemplo, pelo quilo de plástico. Devido ao alto preço, condomínios e empresas também separam e vendem as latinhas. Com isso, grande parte dos catadores recorre a outros materiais para compor sua renda mensal, que, na média nacional, varia entre R$ 140 a R$ 200 segundo a MNCR. “O que dá mais dinheiro hoje em dia é papelão, papelão ondulado e papel branco”, disse.

Benese abre linha de crédito para o 13º

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) mantém uma linha de crédito parcelado para financiamento da folha de pagamento do 13º salário e seus encargos sociais. O produto, destinado a pessoas jurídicas, inclusive firma individual, é denominado de Financiamento do 13º Salário – Pessoa Jurídica. Segundo o diretor de Crédito Comercial do Banese, Carlos Alberto Tavares, os financiamentos podem ser pagos em até 12 meses, incluindo dois meses de carência, com data da contratação limitada a 24 de dezembro e vencimento final das prestações limitado a 30 de novembro do ano subseqüente à contratação. “As nossas operações são rápidas e sem burocracia. Dispomos do financiamento necessário para os empresários saldarem os seus pagamentos referentes ao 13º”, acentuou Carlos Alberto. Outras informações sobre o produto podem ser obtidas nas agências e postos da instituição. O Banese, com 61 agências e 14 postos de serviços, na capital e no interior, dispõe da maior rede bancária do Estado.

Inscrições no Instituto Luciano Barreto

O prazo para as inscrições para o ano de 2011 no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) foi prorrogado. As inscrições, que encerrariam no dia 4 de novembro, seguem até o dia 12, e devem ser feitas na própria sede do ILBJ. O Instituto é obra de responsabilidade social da Construtora Celi, e tem como principal objetivo a inclusão social de jovens sergipanos. Podem se inscrever jovens entre 15 e 25 anos que estejam cursando a partir do 6º ano, ou que já tenham concluído o ensino em instituições da rede pública. Para participar da seleção, o candidato deve levar a seguinte documentação: uma foto 3x4, declaração escolar ou histórico de conclusão, RG e CPF (originais e cópia), cópia do comprovante de residência e declaração de renda familiar autenticada (ou cópia dos três últimos contracheques). Candidatos menores de 18 anos devem comparecer acompanhados por um responsável. A novidade este ano é o horário de funcionamento do Instituto para as inscrições. Além do turno da manhã, das 8h às 11h, e tarde, das 14h às 17h, o candidato também poderá fazer sua inscrição no período da noite. O horário neste turno será das 18h30 às 20h.

Crustáceos contaminados com metais

Os famosos caranguejos, guaiamum, siri, aratu e camarão, consumidos largamente nos bares e restaurantes da Orla de Atalaia e outros pontos da cidade, podem estar prejudicando a saúde das pessoas. A pesquisa orientada pelo professor Carlos Alexandre Borgens Garcia, do Departamento de Química Industrial, fez uma análise quantitativa da presença de metais em crustáceos comercializados na cidade. Foram coletados amostras no Mercado Albano Franco e foi observado a bioacumulação de ferro (Fé), cobre (Cu), chumbo (Pb) e zinco (Zn) no corpo dos crustáceos analisados. A presença de metais pesados se explica pelo desenvolvimento industrial e atividade agrícola que contaminam os mangueizais. Por se alimentar das folhas e matéria orgânica do ambiente, os animais acabam absorvendo os metais, o que prejudica o processo de crescimento e reprodução deles. Além disso, os altos valores de chumbo detectados representam perigo à saúde humana, o que requer mais atenção quanto à comercialização dos crustáceos.

Antibiótico só com receita

A resolução da Anvisa sobre a retenção das receitas de antibióticos determina que a norma passa a ser obrigatória a partir do dia 28 de novembro de 2010, portanto, daqui a um mês, e não hoje, como foi informado. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União, e não ontem. Segue o texto corrigido: A partir do dia 28 de novembro, as receitas médicas contendo a recomendação de compra de antibióticos serão retidas nas farmácias. É o que determina a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje no Diário Oficial da União. O objetivo é controlar a venda desses medicamentos e, com isso, evitar a propagação da superbactéria KPC, que é resistente a antibióticos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brechó da Casa Maternal Amélia Leite

Será aberto hoje mais uma edição do "Brechó" da Casa Maternal Amélia Leite. Serão comercializados, a preços muito convidativos, produtos novos e usados, tais como: roupas esportivas, calças jeans, vestidos de festa, sapatos e bolsas; acessórios em geral; artesanatos e biscoitos amanteigados, que já são tradicionais da Casa. Tudo o que for recolhido dessas vendas gerará benefícios para as 320 crianças que hoje estudam gratuitamente na Casa, o dia todo, recebendo três refeições/dia. Por isso mesmo, a venda é a vista (dinheiro ou cheque), pois as necessidades são múltiplas e urgentes!! Realizando um trabalho sério e competente na direção da tradicional Casa Maternal, a fonoaudióloga Angela Colognesi e a coordenadora Conceição Tavares. Vale a pena conferir. A Casa Maternal Amélia Leite, está situada na Rua Frei Paulo, nº 682 - Bairro Cirurgia.

Servidores do Detran realizam manifesto

Insatisfeitos com o salário recebido do Detran, servidores decidiram realizar amanhã dia 28, uma manifestação na porta do órgão, para reivindicar melhores salários. A manifestação irá acontecer a partir das 7h e servidores afirmam que a ação não paralisará os trabalhos. Hoje um servidor recebe R$399 com os descontos. A situação fica ainda pior para os que já têm muito tempo de trabalho e convivem com essa situação. Não queremos chegar à uma paralisação, mas queremos discutir da melhor maneira possível essa questão salarial”, afirmou o líder da manifestação Cleverton Pinto. De acordo com o servidores, o órgão nunca teve um concurso público e quando resolveu fazer não valorizou o trabalho da categoria. “O Detran de Sergipe paga o menos salário da categoria em todo o país. Nós só queremos melhorias”, afirmou o Cleverton Pinto. Para o Detran, a manifestação não tem fundamento, já que os salários foram especificados no edital do concurso. “É direito deles fazer a manifestação, mas é importante que a sociedade perceba que as condições salariais foram bem explicadas no edital do concurso. Ninguém foi enganado. Se fizeram o concurso, fizeram sabendo dessa realidade.

Leitos ociosos no Cirurgia e HPM

Enquanto o hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), continua superlotado há mais de 10 anos, causado pelas prefeituras do interior de Sergipe e estados vizinhos como: Bahia, Alagoas e Pernambuco, os hospitais Cirurgia e da Polícia Militar de Sergipe, sobram leitos, são mais de 20 vagas ociosos em cada unidade de saúde. Vamos checar a informação passando nos prontos socorros dos dois hospitais, depois falar com os diretores clínicos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Receita Federal paga Mega Lote

No quinto lote deste ano, 2,71 milhões de contribuintes recebem R$ 2,39 bi. Também serão pagas restituições de lotes residuais do IR 2008 e 2009. A Secretaria da Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para os 2,71 milhões de contribuintes incluídos no quinto lote deste ano. O valor depositado será de R$ 2,39 bilhões. Este é o segundo maior lote de restituições da história, perdendo apenas para dezembro de 2009, quando foram pagos R$ 2,4 bilhões em restituições. As consultas estão abertas desde 8 de outubro, por meio da página do Fisco na internet, ou pelo telefone 146. Basta informar o número do CPF. Neste lote do IR deste ano, a Receita informou que 9,03 mil contribuintes foram priorizados conforme a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 21,27 milhões. A Receita Federal lembra que também serão pagas hoje, 15, as restituições de lotes residuais do IR 2009 e de 2008. Os lotes residuais referem-se a contribuintes que caíram na malha fina do Fisco.

Coletiva fala das Ações Combate a Dengue

A chegada do verão, além de elevar as temperaturas em todo o país, traz também o aumento do risco de epidemia de dengue. Isso porque o calor e as chuvas esparsas favorecem o rápido desenvolvimento do mosquito. Com o intuito de preparar a cidade para a estação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai promover novas ações de combate à dengue. A estratégia foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 14, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em coletiva à imprensa. Na ocasião, Edvaldo garantiu que a PMA, através de um trabalho conjunto de diversas secretarias, como a da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vai intensificar as ações de prevenção e controle da doença em Aracaju. "Estamos vivendo um momento especial, por isso eu peço a ajuda de toda a sociedade para nos preparar para o combate à dengue no ano de 2011", convocou o prefeito.Durante a coletiva, Edvaldo também apresentou a campanha ‘Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue entrar na sua casa', através da qual a população será alertada sobre a chegada de um novo vírus da doença no país. Introduzido no estado de Roraima, o sorotipo viral DENV 4 não circulava no Brasil há 28 anos.

Mega -Sena Acumulada

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 8 milhões.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.222 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta-feira (13). A estimativa para o prêmio do sorteio que será realizado no próximo sábado (16) é de R$ 8 milhões.
Confira os números sorteados: 05 - 08 - 19 - 26 - 48 - 57

De acordo com a Caixa Econômica Federal , 121 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 11.735,29 cada uma. Já a quadra teve 7.404 acertadores que vão receber um prêmio individual de R$ 273,97.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

X Jornada de Psicanálise de Aracaju

Será aberta amanhã dia 9 e segue até dia 11 de setembro, no salão de convenções do Real Classic Hotel a X Jornada de Psicanálise de Aracaju e o IX Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente . Terá como tema "Encontros na sala de análise: interfaces em comemoração aos cem anos da International Psychoanalytical Association, fundada por S. Freud em 1910". O evento está sendo coordenado pela psicológa Petruska Passos Menezes, e outros profissionais da área como doutor Adalberto Goulart, presidente do Núcleo de Psicanalitico de Aracaju (NPA). Mais informações pelo telefone (79) 3246-5729

Associação Comercial de Itabaiana

A inauguração da Associação Comercial Empresarial de Itabaiana acontece amanhã dia 09, às 10h, com as presenças do prefeito de Itabaiana Luciano Bispo, Presidente da Junta Comercial de Sergipe Lauro Vasconcelos, deputado Estadual Arnaldo Bispo, deputado Federal José Carlos Machado, Secretário de Planejamento da Prefeitura de Itabaiana Luiz Bispo, Secrecretário da Industria e Comércio do Estado, Jorge Santana, empresários José Bispo, Ricardo Passos, Messias Peixoto, e todo empresariado de Itabaiana. Mais um marco no desenvolvimento econômico e empresarial dos itabaianenses.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Centrais querem mínimo de 570

As centrais sindicais já começaram a pressionar o Congresso e o governo federal para garantir um salário mínimo de R$ 570 no ano que vem. Como a decisão tem de ser tomada agora, em ano eleitoral, a tendência é que o governo ceda a mais essa pressão, assim como aconteceu recentemente no embate em torno da elevação das aposentadorias com benefícios acima do mínimo. O Ministério do Planejamento propõe que o mínimo seja elevado dos atuais R$ 510 para R$ 535,91. O relator do Orçamento, senador Tião Viana (PT-AC), propõe R$ 550. A guerra em torno do novo mínimo está sendo travada na Comissão Mista de Orçamento, que corre para aprovar até o dia 16, quando começa o recesso parlamentar, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Viana, que é candidato ao governo do Acre, apresentou uma proposta alternativa para minimizar o desgaste criado com a posição defendida pelo Planejamento, que não prevê aumento acima da inflação em 2011. O relator quer que o cálculo do mínimo considere a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 e de 2009, mais o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, e não apenas o PIB de 2009, como quer a equipe econômica do presidente Lula.

Programa "mãos que Ajudam "

No último dia 28, mais de 60 missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizaram projeto de serviço de ajuda humanitária juntamente com os voluntários do Programa Mãos que Ajudam das quatro estacas de Maceió. Foram aproximadamente 200 voluntários, que saíram em três ônibus com uma missão específica: ajudar as vítimas da enchente em Alagoas.

O projeto se deu na Escola Municipal Mário Gomes de Barros, que foi submersa na inundação e ficou cheia de lama e sujeira. As cadeiras das salas de aula todas amontoadas pela força da enxurrada que atingiu Branquinha no último dia 18 em consequência das fortes chuvas e da enchente do rio Mundaú.

O Presidente Beynon, da Missão Brasil Maceió, esteve no local com sua esposa, Sister Beynon. Ambos participaram ativamente do esforço do mutirão de limpeza. Todas as salas de aula estavam cheias de lama, mas, com a ajuda de missionários e voluntários, o trabalho de limpeza foi muito satisfatório, segundo a encarregada da Prefeitura de coordenar a atividade no local, Sra. Amália. Em nome da prefeita da cidade, a Sra. Amália expressou profundos agradecimentos pela ajuda recebida, dizendo que foi realizado em um dia o que levaria semanas para concluir com as poucas pessoas de que dispunha para o trabalho.
A cidade de Branquinha foi quase varrida do mapa pela força da enxurrada oriunda da elevação do volume de água do rio que corta a cidade. Casas, prédios públicos e a estação rodoviária da cidade foram totalmente destruídos. A cidade ficou em ruínas. O nível da água chegou a atingir o piso superior de algumas casas, com força de arrastar o que houvesse pela frente. 90% das casas foram atingidas, algumas das quais também contaram com a ajuda das missionárias que se esforçavam na limpeza.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Saúde e Governo contra o crack

"Ajudar os jovens a terem mais conhecimento e não caírem nas armadilhas das drogas". Foi assim que Juliene Lima Santos, 21 anos, integrante do ProJovem, definiu o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado na manhã desta terça-feira, 8, pelo governador Marcelo Déda. A iniciativa envolve ações das secretarias de Estado da Saúde (SES), Educação (Seed), Segurança Pública (SSP) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Para Juliene Santos, um dos pontos principais do plano corresponde às ações da Saúde, que vai aumentar os leitos de desintoxicação nos hospitais gerais e psiquiátricos do Estado, a exemplo do Hospital de Cirurgia, São José e da Clínica São Marcelo. "Acredito que o vício seja uma doença, então a SES é um órgão muito importante na luta contra este mal. Os jovens precisam ‘desenvolver mais a cabeça' com outras coisas e não com o crack", opinou a jovem. Segundo Mônica Sampaio, secretária de Estado da Saúde, este plano foi criado para mobilizar toda a sociedade, por isso o governador fez questão de incorporar várias secretarias e as prefeituras. "Todos juntos, temos que lutar contra este mal que vem assolando as nossas famílias. A SES vai organizar a rede de serviços para acolher e atender os usuários e ainda vamos trabalhar conjuntamente com as secretarias e os municípios na prevenção do crack", afirmou a secretária.

terça-feira, 8 de junho de 2010

UFS orienta estudantes

Com o objetivo de orientar aos estudantes do ensino médio na escolha de suas carreiras profissionais, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, de 7 a 11 de junho, a V Semana de Graduação (V SEGRAD) com o tema "Conhecendo Profissões", nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. Nessa oportunidade, a UFS receberá mais de 13 mil estudantes do último ano do ensino médio proveniente de escolas públicas e privadas, totalizando mais 90 escolas de todo o estado de Sergipe.
Na ocasião, alunos e professores dos núcleos e departamentos da UFS irão promover apresentações orais, visitas aos laboratórios e a "Feira de Profissões" com exposições em estandes a fim de esclarecer aos estudantes sobre os 93 cursos ofertados pela instituição. É uma vasta programação nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), que possibilitará uma maior integração entre a universidade pública e as escolas de ensino médio.

Prefeitura contrata educador

A Prefeitura de Aracaju (PMA) vai realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para profissionais com formação em licenciatura plena ou bacharelado em educação física. Os candidatos aprovados irão compor o quadro de profissionais do Programa Academia da Cidade, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O edital está disponível no portal da PMA. Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Administração (Semad), situada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, entre os dias 7 e 9 de junho, das 14 às 18 horas, munidos do currículo e documentos pessoais. A inscrição é gratuita. Serão preenchidas 20 vagas, sendo uma reservada a candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 1.130,03 e os profissionais deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais.
Os aprovados deverão planejar e executar as atividades do programa Academia da Cidade, como caminhadas, exercícios localizados e alongamento.

Campanha de vacina segue até dia 18

Em virtude da baixa procura da vacina contra H1N1 pela população de 30 a 39 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu até o próximo dia 18 o prazo para imunização desse grupo. Nacionalmente, o Ministério da Saúde já encerrou a campanha, mas em Aracaju a vacinação contra a Influenza pandêmica H1N1 vai continuar, sem a possibilidade de uma nova prorrogação após essa data. "Por isso é importante buscar o quanto antes a dose da vacina. Não deixem para se vacinar no último dia do prazo determinado, o que causa superlotação nas unidades de saúde. No inverno, a circulação do vírus é maior, portanto, é imprescindível se prevenir contra o H1N1", alerta a coordenadora da campanha em Aracaju, Débora Moura.Na capital sergipana, a meta da campanha é vacinar 89.530 pessoas com idade de 30 a 39 anos. Até a semana passada, cerca de 52 mil procuraram a dose da vacina, o que corresponde a uma cobertura 58%. Quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde mais próxima, munido da caderneta de vacinação ou carteira de identidade

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aposentados rejeitam reajuste

O Senado aprovou na quarta-feira o reajuste de 7,72% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O reajuste já havia sido aprovado anteriormente na Câmara. A medida provisória 475, que se refere ao reajuste, foi aprovada sem alterações. Governo deverá vetar reajuste de 7,7% aos aposentados Sarney diz que dificilmente Senado vai alterar reajuste a aposentados Câmara aprova reajuste maior para aposentados. Mesmo diante da relutância dos ministros da Fazenda e da Previdência, o relator da matéria e líder do governo na casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o índice aprovado na Câmara e a emenda que impõe o fim do fator previdenciário. A decisão foi motivo de comemoração para o senador Paulo Paim (PT-RS), que disse que cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir se irá vetar o texto aprovado pelo Congresso. “Irresponsabilidade seria deixar o fator que penaliza os mais pobres. Agora, como nós temos independência entre os Poderes, cada um age de acordo com sua consciência. E o presidente da República vai agir de acordo com a dele”, disse Paim. O governo havia oferecido reajuste de 6,14% aos aposentados e, durante negociações na Câmara, aceitou que o índice fosse de até 7%. O projeto recebeu apenas emenda de redação para corrigir cálculos da tabela de reajuste.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rio Sergipe

O deputado federal Iran Barbosa, do PT/SE, esteve reunido esta semana com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes. Na ocasião, Iran tratou de assuntos ligados ao Rio Sergipe, ao Terminal Pesqueiro de Aracaju e aos problemas relativos à zona de expansão da capital.

Com a informação confirmada de que o Rio Sergipe não é mais de domínio exclusivo do Estado, mas da União, por decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) baseada na penetração de seu curso, em 4,03 km no estado da Bahia, dos 210 km dentro do território sergipano, o deputado Iran se colocou à disposição da Semarh e do governo do Estado para dialogar, em Brasília, com os técnicos da ANA a fim de buscar a retomada da dominialidade sobre o rio.

O secretário informou que foi enviado, no último dia 4 de março, ofício da Semarh ao diretor presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, pedindo que reveja a questão da dominialidade das águas do Rio Sergipe. Segundo Genival Nunes, a escala utilizada pela ANA para o domínio do rio foi de 1 para 1 milhão, e que o Estado de Sergipe está para concluir um trabalho com escala de 1 para 10 mil, que irá assegurar uma maior precisão nos limites que compreendem os Estados de Sergipe e Bahia e do rio Sergipe. Para Iran, toda esforço é importante para que o rio volte aos domínios sergipanos, pela importância que ele tem para o Estado. Trata-se de um rio importante economicamente e que resume o sentimento do povo sergipano, por ser o rio que dá nome ao nosso Estado e por nascer no nosso território, tendo seu percurso quase que inteiramente em terras de Sergipe. A ANA precisa rever o método adotado para tirar a dominialidade do nosso Estado sobre o rio. E, neste sentido, vamos estar dialogando com os técnicos da agência, buscando contribuir para a retomada do domínio sergipano sobre o rio, reforçando o trabalho que já vem sendo feito pela Semarh, afirmou Iran.

Preço do álcool

Os valores médios dos combustíveis mostraram uma redução menor nos postos da cidade de São Paulo no começo de maio, em relação ao fim de abril. De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o preço do álcool combustível caiu 4,20% na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 7 de maio) e o da gasolina recuou 0,58%. No encerramento de abril, as baixas haviam sido mais expressivas, de 11,16% e de 1,09%, respectivamente. A queda menor de preços dos combustíveis foi decisiva para provocar um movimento semelhante no grupo Transportes, cuja variação negativa passou de 0,48%, no fim de abril, para um declínio modesto, de 0,10%. No mesmo período de comparação, a taxa do IPC da Fipe subiu de 0,39% para 0,49%. Apesar da redução menor nos valores dos combustíveis, o resultado ainda gerou um alívio total de 0,04 ponto porcentual na formação da taxa de inflação do começo de abril.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista vai engrossar a pressão contra a indústria de cartões de crédito. O assunto será um dos três tópicos principais a serem discutidos amanhã, durante apresentação da pauta da Frente em 2010, segundo informou o presidente da Frente e deputado federal Guilherme Campos (DEM-SP). A principal queixa dos lojistas contra o setor é em relação a prazos e taxas estipuladas pelas empresas que fornecem os cartões. "Há possibilidade de conceder taxas e prazos mais atrativos para o lojista. Hoje, pelo posicionamento dessas empresas, o pequeno varejista não tem condição de negociar", afirmou Campos. Além disso, a Frente vai pressionar o setor para que ele trabalhe com mais transparência. Em outras palavras, o que se quer é ter a possibilidade de diferenciar preços em pagamentos à vista ou com cartão, um procedimento que já foi defendido pelo Banco Central (BC) e pelas secretarias de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, e do Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, em relatório sobre os cartões de crédito divulgado na última sexta-feira.

Vendas Material Construção

As vendas de materiais de construção com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido cresceram 20% nos últimos 12 meses, de acordo com balanço interno divulgado hoje pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Os itens beneficiados pela redução do imposto representam 25% do mix de uma loja de material de construção. Em nota, a entidade lembrou que a medida completou um ano em 1º de abril e está em vigor até o fim de 2010. A Anamaco representa 138 mil lojas de material de construção no País. Dos produtos desonerados, o cimento foi o mais procurado, com crescimento de 25% no volume de vendas nos últimos 12 meses, De acordo com a Anamaco. O segmento de tintas, com aumento de 23% no volume de vendas, ocupou a segunda posição, seguido por revestimentos cerâmicos (19%), argamassas (15%) e metais sanitários (12%).
O incentivo do governo é apontado pela Anamaco como um dos principais responsáveis pela recuperação do setor. O presidente da entidade, Cláudio Elias Conz, ressaltou que, no início de 2009, as vendas registravam retração de 12% no primeiro bimestre e esse índice começou a apresentar melhora assim que a desoneração entrou em vigor.

sábado, 8 de maio de 2010

Mônica Sampaio abre Campanha

A Secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, abre neste sábado, dia 08, a Campanha de Vacinação do Idoso e o Dia “D” de combate à Influenza H1N1. A abertura acontecerá às 8 horas, na Unidade de Saúde Otaviana Matos, no conjunto Marcos Freire III, às 8 horas.Mônica Sampaio estará acompanhada da secretária de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Maria Cecília Mendonça Araújo. Neste sábado estarão sendo vacinados cerca de 170.554 mil idosos com idades a partir de 60 anos contra a gripe sazonal (comum). A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 80% deste público, segundo informou a gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Oliveira. Em 2009, o Estado de Sergipe superou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, ao vacinar 89,72% dos idosos. Também neste sábado, idosos com doenças crônicas que ainda não foram imunizados contra a gripe Influenza H1N1 receberão também uma dose desta vacina. Jovens com idades entre 20 a 29 anos e gestantes também poderão ser imunizados contra a Influenza H1N1. A Secretaria de Estado da Saúde tem como meta vacinar 40.579 gestantes e 387,2111 jovens nesta faixa etária. Em ambos os casos as metas não foram alcançadas ainda. Em 2009, o município de Nossa Senhora do Socorro superou a meta de cobertura vacinal da campanha contra a gripe sazonal, vacinando mais de 90% dos idosos. Com relação à gripe Influenza H1N1, o município também reforça neste sábado a imunização em gestantes, cuja meta é vacinar 3.460 delas, tendo alcançado até esta sexta-feira o número de 1.516 doses aplicadas neste público ou 44,46% da meta. Para a população de jovens entre 20 e 29 anos, a meta municipal é vacinar 31.405.

Ministro convoca população

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, convocou hoje (7) as famílias a aderirem ao Dia D de vacinação contra a influenza A (H1N1) e gripe comum para idosos neste sábado (8). A ideia, segundo ele, é que as pessoas aproveitem a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum para tomarem a vacina da influenza A (H1N1) – gripe suína, diante da constatação de que apenas 10 dos 27 estados da federação atingiram a meta de vacinar 80% de cada grupo. A campanha de vacinação contra a nova gripe, que terminaria neste sábado (8) para doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e jovens de 20 a 29 anos, foi prorrogada até o dia 21 de maio nos estados que não conseguiram atingir a meta. Temporão atribuiu a baixa adesão às dúvidas e desconfianças geradas sobre a eficácia da vacina, mas se mostrou otimista de que o Dia D, neste sábado, vai atrair milhares de pessoas aos postos, que funcionarão das 8h às 17h.
O Rio de Janeiro foi um dos estados com índices mais baixos de vacinação entre gestantes e jovens de 20 a 29 anos de idade.

Centro de Retaguarda

Sergipe é pioneiro na implantação do Centro de Retaguarda para Epidemias. Barretto, coordenador do Núcleo de Atenção Hospitalar e Urgência da SES / Foto: Wellington Barreto Mônica Sampaio, secretária de Estado da Saúde, reuniu representantes de municípios para tratar do fluxo de atendimento Inovador. Essa é expressão que define o Centro de Retaguarda para Epidemias inaugurado na última quinta-feira, 6. A unidade implantada em Aracaju pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma iniciativa pioneira no país para o diagnóstico e tratamento de doenças epidêmicas, como a dengue e a gripe pandêmica, causada pelo vírus Influenza A (H1N1). "Não existe no território brasileiro iniciativa semelhante à de Sergipe no que se refere à assistência de pacientes com quadro clínico de doenças epidêmicas", confirmou o médico Márcio Barretto, coordenador do Núcleo de Atenção Hospitalar e Urgência da SES, acrescentando que, agora, em situações de surto, o sistema público de saúde dispõe de leitos específicos para acolher esses casos. Na unidade, passam a atuar já a partir de segunda-feira, 10, em torno de 85 profissionais, entre médicos infectologistas e clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. "A política de implantação desse centro é da Secretaria de Estado da Saúde, mas a gestão caberá à Fundação Hospitalar de Saúde [FHS], que já administra hospitais do Estado e o Samu 192 Sergipe", esclareceu Barretto.

Infonet contrata jornalistas

Infonet seleciona jornalistas para São João
Profissionais devem comprovar formação no curso de Jornalismo e registro profissional na DRT. O Portal Infonet vai selecionar jornalistas e estagiários para trabalhar na cobertura dos festejos juninos. Se você gosta da festa e quer aproveitar o período para adquirir experiência de trabalho e obter renda extra, mande seu currículo para o e-mail jornalismo@infonet.com.br. Os profissionais precisam comprovar formação no curso de Jornalismo em qualquer instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e possuir registro junto à DRT. Já os candidatos às vagas de estagiário necessitam comprovar que estão entre o 5º e o 8º período do curso. Os interessados devem ter disposição e flexibilidade de horário para trabalhar durante a noite. Envie seu currículo por e-mail até às 23h59 de 14 de maio (sexta-feira), preenchendo o campo assunto com a frase 'Seleção para São João 2010'. Os interessados passarão por uma seleção em data a ser definida.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Banco Central vai fiscalizar

Assim como as tarifas bancárias, o Banco Central (BC) passará a regulamentar as tarifas do cartão de crédito. O Conselho Monetário Nacional (CMN) emitirá resolução que autorizará o BC a fiscalizar as taxas cobradas dos consumidores. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou a medida há pouco. Ele passou a tarde reunido com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, discutindo as ações para o setor. Barreto não soube informar se a resolução será aprovada já na reunião do CMN da próxima quinta-feira (29). Ele, no entanto, disse que o BC passará a fiscalizar as tarifas assim que o documento for publicado. Segundo o ministro, além das tarifas, o governo pretende ampliar a fiscalização sobre o setor. Nas próximas semanas, será enviado um projeto de lei ao Congresso Nacional para autorizar o CMN a regulamentar não apenas as tarifas, mas toda a indústria de cartões. Dessa forma, o BC também poderia fiscalizar o envio de cartões sem autorização do cliente e a emissão dos contratos. O ministro da Justiça anunciou ainda que o governo divulgará, na próxima semana, relatório com o mapeamento do setor de cartões de crédito no país. O documento está sendo elaborado desde 2006 por um grupo de trabalho composto pelos Ministérios da Fazenda e da Justiça e pelo Banco Central. Atualmente sem regulamentação, os cartões de crédito, segundo o Ministério da Justiça, respondem por 36% das reclamações nos Procons de todo o país. Os principais problemas, ressaltou Barreto, são a bitarifação, a cobrança sem fato gerador (como ausência de atividade) e o recolhimento de taxas sem informação ao consumidor. "Nos últimos anos, 30 milhões de consumidores aderiram ao cartão de crédito. E, por não conhecerem as regras do setor, são multados e até têm o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito injustamente", afirmou.

Relacionamento Internacional

O coordenador-geral de relacionamento com organismos internacionais da Secretaria de Assuntos Internacionais, Benvindo Belluco, participa como observador da 43a. reunião anual da Assembléia de Governadores do Banco Asiático de Desenvolvimento (BasD), que será realizada em Tashkent, Uzbequistão, a partir de amanhã. No final do ano passado, o ministro Paulo Bernardo autorizou pleito para o ingresso do Brasil como membro não-regional na instituição multilateral que congrega 67 países, sendo 48 regionais e 19 de outros continentes. A carta oficial foi entregue em novembro pelo secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Alexandre Meira da Rosa, ao presidente do BasD, Haruhiko Kuroda, que desde então vem consultando os demais membros da instituição.
Nesse encontro, Belluco cumprirá uma série de encontros para solicitar apoio junto aos sócios da instituição. Segundo o coordenador, se a filiação for aceita o Brasil se tornará o primeiro sócio da América Latina. “O Brasil nos últimos anos tem fortalecido laços com os países asiáticos nas áreas de comércio e investimentos. Se os membros do banco concordarem com a associação, poderemos reforçar nossa presença na região”, afirma.

Banda larga nas Escolas

Cobertura de banda larga chegará a 92% das escolas brasileiras em 2010, diz secretário do MEC
Lisiane Wandscheer
Da Agência Brasil
Em Brasília
O secretário de Educação à Distância do MEC (Ministério da Educação), Carlos Bielshowsky, disse que até o final deste ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet. Ele apresentou as ações do governo brasileiro para promover o acesso à inclusão digital e a capacitação de professores na área de tecnologia durante a Conferência Internacional – O Impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. “Fizemos um acordo com as operadoras de banda larga e até o final do ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet, isto significa a inclusão digital de cerca de 35 milhões estudantes”, afirma Bielshowsky. Segundo o secretário, o trabalho desenvolvido pelo MEC busca a “alfabetização digital” de professores e alunos, além de estimular a autonomia dos estudantes na formação do conhecimento através dos laboratórios de informática e de promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula. “Queremos tornar a sala de aula menos aborrecida, mais atraente. Até o momento, implantamos laboratórios em 42.688 instituições, mas é idiotice fazer isso sem capacitar o professor e é isto que estamos fazendo. Em 2009 capacitamos 332.184 professores e faremos mais este ano”, destaca.

Termina sexta-feira prazo para declarar

Praticamente todas as declarações do Imposto de Renda deste ano enviadas pela internet foram processadas, informou nesta terça-feira, 27, o supervisor do Programa do Imposto de Renda da 1ª Região, Flávio Vilella. Segundo ele, o processamento este ano está mais rápido do que em anos anteriores e já na semana que vem a maioria dos contribuintes poderá saber se caiu na malha fina. “Quase todo mundo que quiser saber se está em malha é só entrar segunda-feira no site, que o site vai estar tranquilo e vai descobrir”, disse.
A primeira região engloba o Distrito Federal e os estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Até ontem (26), era o Distrito Federal que estava na frente no total de declarações enviadas no país. Enquanto o total geral de declarações não entregues era de quase 10 milhões de declarações no país, no Distrito Federal faltavam 200 mil.
Faltando apenas pouco menos de quatro dias para o prazo final, 300 pessoas em média por dia têm procurado a central de atendimento da Receita em Brasília. Esse número é bem maior que as 70 em Salvador e as 150 em São Paulo. Para quem ainda tem dúvidas, Flávio Villela dá um conselho: antes de procurar o atendimento pessoal, o contribuinte deverá esclarecer as dúvidas no site da Receita na internet. “Caso persista a dúvida, o próximo passo é recorrer ao plantão telefônico no número 146. Se mesmo assim o contribuinte não conseguir resolver o problema, a saída é procurar o plantão nas unidades da Receita Federal”.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comando de Saúde

A Polícia Rodoviária Federal realizará nesta terça-feira, 20, mais um Comando de Saúde em Sergipe. O evento vai acontecer das oito da manhã até ao meio-dia, no posto Flecha (Km 77 da BR 101), em Maruim (SE) – distante vinte quilômetros da capital sergipana. A ação é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal e em 2010 acontece pela primeira vez no estado.
A iniciativa é voltada para os motoristas profissionais e tem por objetivo identificar possíveis doenças que possam interferir na atividade profissional. Os motoristas serão convidados a participarem da ação médica preventiva, e uma vez detectados possíveis males da saúde, serão orientados a tomar os cuidados necessários de forma a garantir uma melhor qualidade de vida. Serão realizados exames para conferir as taxas de glicemia, colesterol, audiometria, pressão arterial, de acuidade visual e força, além do teste que detecta o vírus HIV. A novidade fica por conta do processo de vacinação contra febre amarela, tétano, hepatite B e H1N1 . O Comando de Saúde também contará com a presença de nutricionistas, psicólogas e fsioterapeutas. Na ocasião os motoristas preencherão uma ficha cujos dados serão avaliados. O Comando de Saúde nas rodovias tem o apoio do SESI, Sest/Senat, Sesc, Hospital Universitário, Escola de Enfermagem da Fundação São Lucas, Fafen, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Estado da Saúde/GAPA, Secretaria de Saúde de Maruim, Universidade Tiradentes (UNIT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Associação Sergipana de Blocos de Trios ASBT).

Servidores da Justiça fazem protesto

Servidores da Justiça fizeram um ato público na manhã desta segunda-feira, 19, em frente ao Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso, com a finalidade de cobrar o cumprimento da pauta de reivindicação da categoria, entregue à presidência do Tribunal no último dia 2 de março. Existe a possibilidade de uma greve de advertência. O presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça, Hélcio Albuquerque, lamentou que a presidência do TJ ainda não tenha se pronunciado sobre a pauta. “Nós estamos em campanha salarial e ainda não recebemos resposta da nossa pauta de reivindicações. Na última assembléia realizada no dia 29 de março, a categoria decidiu aguardar até o ato de hoje”, ressalta o sindicalista acrescentando que se não obtiverem resposta, existe uma grande Hélcio Albuquerque: "Temos o pior salário do país" perspectiva para que haja uma greve de advertência. Entre as reivindicações estão o Plano de Carreira e a recuperação salarial com negociação democrática e transparente, pagamento indenizatório dos interníveis, revogação do banco de horas e pagamento de horas extras, além de reajuste real do auxílio saúde, atuação contra o assédio moral e criação dos cargos de analista-escrivão e analista-oficial de justiça.

Receita Federal

Receita Federal liberou nesta segunda-feira a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). Neste lote, estão 34.358 contribuintes, sendo que 17,20% terão direito à restituição. São 5.912 pessoas que receberão um montante total de R$ 13,4 milhões. Outros 18.488 têm saldo de imposto a pagar, em um total de R$ 39,7 milhões. Outros 9.958 contribuintes não tiveram imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir do próximo dia 27, com correção de 31,64%, correspondente à variação da taxa Selic. Vale lembrar que no dia 15 de abril a Receita liberou para saque as restituições do lote residual multiexercício, com declarações do IR 2009 (ano-base 2008) e 2008 (ano-base 2007). Já no dia 23 de abril serão liberadas as restituições do lote residual do IR 2005 (ano-base 2004), com correção de mais de 61%. No dia 26, é a vez de serem liberados os saques das restituições do IR 2006 (ano-base 2005), que virão corrigidas em 44,63%. Para saber se faz parte do lote residual, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o 146 e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). No caso da restituição, se o valor não for creditado na data prevista, o contribuinte deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do banco ou para o "BB responde" 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Prejuízos em Sergipe

Prejuízos de Sergipe com as chuvas chegam a R$ 75 milhões. Além das mortes e do sofrimento, as chuvas que castigaram os Estados do Nordeste na última semana causaram prejuízos financeiros altos para as cidades mais atingidas. Só no Sergipe, segundo informações do governo estadual local, os danos somam inicialmente R$ 75 milhões.
No sábado, o governador Marcelo Déda (PT) apresentou ao ministro da Integração Nacional, João Santana, os relatórios dos estragos. De acordo com o levantamento, oito municípios (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São Cristóvão, Carmópolis, Pacatuba, Ilha da Flores e Neópolis) já decretaram estado de emergência. São 2.773 desalojados, 1.432 desabrigados, 53 feridos, 243 casas destruídas e 2.209 danificadas e sem registro de mortes. Ainda há a possibilidade de mais sete cidades solicitarem ajuda.O governo estadual está atuando para ajudar a população. Já enviou 1.293 colchões, 947 lençóis, 1.353 cobertores, 255 filtros, 502 travesseiros, 170 toalhas, 330 litros de água sanitária, 180 metros de lona plástica e 3.688 cestas básicas às cidades com mais necessidade. Na Bahia, o quadro não é diferente. Apesar de ainda não haver uma estimativa dos prejuízos em dinheiro, 31 municípios decretaram situação de emergência entre fevereiro e abril. Desses, 12 contabilizaram os estragos causados pelas chuvas: são 2.367 desalojados, 1.645 desabrigados e sete óbitos. O total de afetados nesses municípios é de 62.335 pessoas, entre quem não conseguiu ir à escola, trabalhar ou exercer suas atividades cotidianas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Saúde Bucal em Sergipe

A Coordenação de Educação Permanente da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira, 12, ao ‘Seminário de Atenção à Saúde Bucal: ampliando a integralidade das ações'. Voltado para os profissionais de saúde bucal das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) dos 75 municípios sergipanos, o evento prossegue até sexta, 16, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.De acordo com Guadalupe Ferreira, coordenadora de Saúde Bucal da SES, estarão em debate no seminário as políticas de saúde do Estado e a de saúde bucal, inclusive com a parte técnica e a integralidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). "Os profissionais vão conhecer quais os casos recebidos pela atenção primária que devem ser encaminhados aos CEOs", disse, citando como exemplo as demandas de endodontia (canal), periodontia e cirurgias dentárias. Segundo Andreia Iung, coordenadora de Educação Permanente da Funesa, o evento marca o início de uma série de capacitações voltadas para as equipes de saúde bucal do PSF. "Estamos começando a treinar os profissionais da rede de atenção básica com o intuito de apoiar a coordenação de saúde da família dos 75 municípios.

Festa de São Jorge

Várias atrações musicais devem marcar a Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge deste ano, que ocorre no próximo dia 25 de abril pelas ruas centrais de Canoas. Conforme a Coordenadoria Municipal das Diversidades, que organiza o evento com o apoio de várias organizações civis, a cantora carnavalesca Luciara Teixeira, ex-intérprete da escola Acadêmicos do Niterói, vai apresentar uma canção em homenagem à Ogum. Segundo informações da Prefeitura, o grupo sócio-cultural Canta Brasil também participará da animação desse evento, cujo tema será ´Na busca da Paz contra a Violência´. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Canoas, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, é um evento tradicional na cidade. A procissão vai ter concentração na Praça do Avião, a partir das 16h e percorrerá ruas do centro da cidade. Como na edição do ano passado, a procissão será acompanhada por tradicionalistas e carro de bombeiros.

Roberto Carlos inicia turnê

O cantor Roberto Carlos inicia no sábado em Miami uma turnê internacional comemorando seus 50 anos de carreira e seus vários sucessos musicais que o tornaram o artista latino recordista em vendas em todo o mundo. Roberto Carlos Braga Moreira, de 68 anos, começou a sua carreira em 1960 como um dos expoentes da Jovem Guarda, que teve a influência dos Beatles e de Elvis Presley, e nos anos seguintes seu estilo romântico o consagrou como um artista de enorme fama no Brasil e no restante do continente. Com sucessos como "Eu Quero Apenas", "Lady Laura", "O calhambeque", "Que será de ti", ou "Jesus Cristo", Roberto Carlos é um artista prolífico, que vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo, produziu músicas para vários filmes e gravou em português, espanhol, inglês, francês e italiano, informou a gravadora Sony.Antes da apresentação em Miami, a gravadora entregará a Roberto Carlos um prêmio de reconhecimento na sede central da Sony em Nova York, indicou a empresa.
Depois de Miami, Roberto Carlos continuará a turnê de meio século de música por Nova York e outras cidades americanas, e por várias cidades em México, Colômbia, Peru, Canadá e

Malandro que rouba

Coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o papel de verbalizar o embate direto com o governo Luiz Inácio Lula da Silva, dando combustível para um dos que serão os principais temas da eleição presidencial deste ano: a comparação entre as gestões petistas e tucanas. O ex-presidente destacou em seu discurso o "desrespeito à lei". Essa é uma das estratégias do PSDB que quer colar em Lula e no PT a pecha de que não respeitam a Justiça, tendo como pano de fundo as condenações do presidente por fazer campanha antecipada. "O Brasil cansou de arrogância e desrespeito à lei", afirmou. E insistiu no discurso ético ao afirmar que o brasileiro quer ver "malandro que rouba na cadeia". "Muito do que se fez hoje, foi plantado no meu governo", declarou o ex-presidente Fernando Henrique, que criticou o fato de o atual governo não reconhecer, segundo ele, avanços das gestões anteriores. "Serra saberá reconhecer o que foi feito. Não cuspimos no prato que comemos." FHC criticou o governo atual falando que as obras e ações são iniciativas de "marqueteiros". Também questionou projetos específicos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, como a transposição do Rio São Francisco, umas das maiores obras do governo federal.

Diretor de Avatar manifesta

O cineasta canadense James Cameron garantiu hoje (12) que vai conversar com congressistas dos Estados Unidos sobre as consequências para o meio ambiente da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O diretor do filme Avatar participou de uma manifestação liderada por organizações sociais brasileiras contra a realização do leilão da usina, marcado para o dia 20 de abril. Cameron explicou que os reservatórios das hidrelétricas inundam as florestas e geram gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que atinge todo o planeta. “Washington deve estar interessado, porque não é um problema apenas do Brasil, é um problema internacional”, ressaltou. Segundo ele, todos os países devem ajudar a encontrar soluções socialmente responsáveis para resolver os problemas locais. “Está tudo conectado, estamos todos no mesmo planeta. Os ventos, as correntes marítimas e a atmosfera não respeitam as fronteiras dos países”, argumentou.
O diretor James Cameron também disse que poderá fazer um documentário sobre a Amazônia. “Quando eu fico muito envolvido em um assunto, tenho que expressar isso por meio de um filme ou documentário. Existe uma oportunidade de fazer um documentário na Amazônia e dividir as suas palavras com o Brasil e com o resto do mundo”, disse.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bem Mulher

Neste sábado, 10, as mulheres na faixa etária entre 25 e 59 anos, que residem em Neópolis e Santana do São Francisco serão beneficiadas pelas ações do programa Bem Mulher. Nos dois municípios, as atividades vão começar às 8h e se encerrar às 17h. Em Neópolis, os atendimentos serão feitos no Centro de Saúde (SESP). Já em Santana de São Francisco, na Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes. Os serviços ofertados pelo programa Bem Mulher estão voltados, principalmente, para a prevenção do câncer de colo uterino e de mama, através da realização de exames de lâmina (Papanicolau) e do diagnóstico clínico de mama. Também estará disponível durante o evento o teste rápido para detecção do HIV (vírus da Aids). As mulheres também participarão de oficinas temáticas sobre planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis. Aquelas que manifestarem o desejo de realizar a laqueadura tubária (cirurgia para esterilização feminina) ou inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) receberão o devido encaminhamento.

Sábado é o Dia D da Vacina

Todas as unidades de saúde da capital e do interior do Estado estarão abertas neste sábado, 10, para o "Dia D" contra a gripe pandêmica, causada pelo vírus Influenza H1N1. "A Secretaria de Estado da Saúde [SES], em parceria com os municípios, estará promovendo um reforço vacinal para os públicos já contemplados com a imunização", explicou a gerente de Imunização da SES, Sândala Oliveira. A mobilização das unidades de saúde neste sábado visa alcançar, principalmente, gestantes, doentes crônicos com menos de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, que não foram imunizados na etapa a eles destinada. "Isso porque, a meta de vacinar 80% de cada um destes públicos ainda não foi atingida", explica Sândala Oliveira.Até a manhã desta sexta-feira, 9, cerca de 100 mil pessoas haviam sido imunizadas. A meta é alcançar em Sergipe 770 mil pessoas. Considerando os percentuais de cobertura vacinal contabilizados para cada público até agora, foram atingidas as metas relacionadas à população indígena (90%) e aos trabalhadores da saúde (100%).Com relação ao público infantil, chega a 70% o percentual de crianças menores de dois anos vacinadas, enquanto o de gestantes alcança 40% e o de doentes crônicos, apenas 15%. O índice geral de cobertura vacinal de Sergipe gira em torno dos 13%. Atualmente, a vacinação está focada no público jovem, com idade entre 20 e 29 anos, e prossegue até o dia 23 deste mês. Neste caso, a meta é vacinar 387 mil pessoas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais prazo para inadimplentes

Os inadimplentes ganharam uma chance para pagar suas dívidas. O Senado aprovou um projeto que dá mais tempo para quitar o endividamento. Uma boa notícia que interessa muito as famílias endividadas. O projeto que dá mais prazo ao consumidor ameaçado com cortes de água, luz ou telefone. O que muda é que as empresas vão ter que informar o consumidor sobre o corte do serviço com 30 dias de antecedência. Hoje esse prazo varia muito, de 15 dias a um mês. Além de beneficiar os consumidores de baixa renda, essa mudança também vai ajudar escolas públicas, hospitais, casas de saúde, que alegam que às vezes atrasam o pagamento da conta porque não recebem em dia do governo o dinheiro destinado a essas despesas. Com essa concessão a inadimplência pode aumentar ?

Evasão Escolar

O chefe do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, economista Marcelo Néri, está preocupado com o futuro da juventude brasileira para os próximos dez anos. Para ele, a evasão escolar e a falta de mão de obra qualificada apontam para um cenário pouco promissor.
Tem o apagão de mão de obra que vigorava em 2007 e 2008. Veio a crise, mas eu acho que a tendência é voltar”, diz Néri, que participa agora à tarde do painel que vai debater o perfil do jovem no Brasil em 2020, durante o 6º Congresso Gife sobre Investimento Social Privado, que será realizado no Rio de Janeiro até amanhã (9).
Além disso, acrescenta o economista, muitos jovens entre 18 e 24 anos estão abandonando os bancos escolares. De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de escolarização caiu 4,5% em 2007 e 2008. “Então, tem uma certa evidência do apagão de mão de obra se retroalimentando, o que é bastante preocupante. De acordo com Néri, a melhor maneira para melhorar a situação do jovem no país é aplicar os investimentos sociais públicos e privados na primeira infância.

Médicos na Ativa

O número de médicos em atividade no Brasil cresceu 27% entre 2000 e 2009, de acordo com levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O porcentual de aumento foi maior do que o registrado no período entre a população em geral: 12%."Os números mostram que não há falta de profissionais no País. O que há é uma desigualdade na distribuição", assegura o médico Desiré Callegari, primeiro secretário da entidade. Pelos cálculos do CFM, a relação atual é de um médico para cada 578 habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção ideal é de um para cada mil pessoas. No Chile, por exemplo, a relação é um profissional para cada 917."Os números gerais são bons, mas a desproporção é muito significativa", diz Callegari. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há um profissional para cada 239 habitantes. No interior de Roraima, a situação é oposta: um profissional para cada 10.306. O trabalho mostra ainda que a Região Sudeste concentra 42% da população do País e 55% dos médicos. A média é de 439 habitantes por profissional. Na Região Norte, por sua vez, a relação de médico por habitante é quase três vezes maior: um profissional para cada 1.130 moradores.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Doenças crônicas

As doenças crônicas (identificadas por algum médico ou profissional de saúde) mais informadas foram hipertensão (14,0%) e doença de coluna ou costas (13,5%), com artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5,0%), depressão (4,1%), doença de coração (4,0%) e diabetes (3,6%) a seguir. Na população com 35 anos ou mais, 8,1% das pessoas tinham diabetes. De acordo com a pesquisa, a proporção da ocorrência de doenças crônicas "não sofreu variação expressiva" entre 1998 (31,6%), 2003 (29,9%) e 2008 (31,3%). Especificamente em 2008, o porcentual de mulheres com doenças crônicas (35,2%) era superior ao de homens (27,2%). Além disso, quanto maior o rendimento, maior foi o porcentual de pessoas que afirmaram ter ao menos uma doença. Entre aqueles com rendimento de até um quarto do salário mínimo, 20,8% tinham ao menos uma doença, e entre aqueles com rendimento acima de cinco salários mínimos, o porcentual era de 38,5%.

Filme de Chico xavier

Com orçamento de R$ 12 milhões, o filme retrata a trajetória do médium brasileiro, com os atores Nelson Xavier, Ângelo Antônio e Matheus Costa representando Chico Xavier em três fases diferentes de sua vida. Mineiro, o médium nasceu em Pedro Leopoldo, em 2 de abril de 1910, tendo sido batizado com o nome de Francisco de Paula Cândido, e morreu aos 94 anos em Uberaba, em 30 de junho de 2002. Foi um grande divulgador do Espiritismo, a doutrina de Allan Kardec, no país. A cinebiografia, inspirada no livro As Vidas de Chico Xavier (2003), do jornalista Marcel Souto Maior, foi distribuído em 377 salas por todo o Brasil, e estreou na sexta-feira, data que marcou o centenário do médium. Para se ter uma ideia dos números surpreendentes de Chico Xavier, o fenômeno Avatar, de James Cameron, levou mais de 800 mil pessoas ao cinema no fim de semana de sua estreia.

Caravana Esportes e Músicas

O projeto Caravana do Esporte e da Música vai estar na cidade de Propriá no período de 08 a 12 de abril. O projeto Caravana do Esporte e da Música é executado através da parceria entre a ESPN Brasil, UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. Em Propriá, a Caravana do Esporte oferecerá três dias de ação. As atividades esportivas acontecem em sistema de circuito de estações esportivas: Basquete, Vôlei, Tênis, Futebol, Atletismo, Judô e Ginástica, para um total de 2.040 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 14 anos. Além do atendimento de crianças e jovens, a equipe da Caravana do Esporte promove a Capacitação em Esporte Educacional para 150 professores da rede pública de ensino (professores de educação física, professores de sala de aula, como também lideranças comunitárias que já desenvolvam ou tenham vontade de desenvolver o esporte na escola e na comunidade). A Caravana do Esporte é um projeto social desenvolvido desde 2005 pelo canal ESPN Brasil, em parceria com o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, e com o Instituto Esporte e Educação, presidido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Em cinco ANOS de projeto, a Caravana do Esporte percorreu 43 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do país, com o atendimento de crianças, jovens e professores da rede pública de ensino e lideranças comunitárias em atividades de esporte educacional por meio de jogos educativos para o desenvolvimento humano. Desde 2005, os projetos já atenderam mais de 103 mil crianças e mais de 11.500 professores da rede pública de ensino.

Contratos dos médicos

Os médicos do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que não aderiram à Fundação Hospitalar de Saúde (SES) já podem ser disponibilizados para o órgão da administração pública indireta, que hoje gerencia as unidades hospitalares estaduais. A cessão tornou-se viável com a aprovação de projeto de lei pela Assembleia Legislativa, no último dia 31 de março. O projeto é resultado das propostas apresentadas pelo Estado e pela própria classe médica, diante da necessidade de suprir a demanda de profissionais nas unidades gerenciadas pela FHS. O acordo, feito por intermédio do Ministério Público Estadual na audiência do dia 11 de fevereiro, foi fechado para que não ocorresse ônus para os cofres públicos com a realização de um novo concurso. Segundo o diretor-geral da fundação, Antônio Carlos Guimarães, a aprovação dessa lei contribui com a possibilidade dos hospitais voltarem a contar com diversos especialistas que, em alguns casos, não existem em grande quantidade em Sergipe. "A população precisa do trabalho desses profissionais. São médicos que conhecem a realidade de trabalho das unidades e que, portanto, não terão problemas em se adequar", reforça.

Vendas Ovos de Páscoa

O setor supermercadista de Aracaju e região faturou no ano passado cerca de 10% nas vendas de Ovos de Páscoa, esse ano a expectativa foi de 12%, com a vantagem na queda da crise econômica. A Associação Sergipana de Supermercados estimou que este ano as vendas de Páscoa devem crescer entre 10% e 12% em relação a 2009. A perspectiva é que o consumo deverá somar 100 milhões de unidades, o equivalente a 25.500 toneladas. De acordo com a tendência que vem sendo observada no setor nesses últimos anos, os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a ser consumidos e responder pelo maior volume de vendas no encerramento do período. A ASES acredita que este ano as empresas fabricantes de ovos de Páscoa apostam em formatos dos brindes incorporados ao recheio que acabam sendo responsáveis pela decisão do consumidor na hora da compra. O ovo de Páscoa está em média cerca de 5% mais caro que em 2009. O aumento ocorreu em função da quebra da safra de cana na Índia devido às grandes secas, o que ocasionou uma procura maior pelo açúcar brasileiro. Segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Apas em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009. Mesmo os adoçantes subiram: 60,05% no mesmo período, o que também está afetando os preços dos ovos diets. Outro fator que está colaborando para o aumento de preços são as lembrancinhas que recheiam os ovos, a cada ano mais diversificadas e sofisticadas. Tais produtos ganham cada vez mais apelo popular, e já passaram a ser considerados os maiores atrativos para as crianças. Mesmo com o aumento do dólar nas últimas semanas o bacalhau e o azeite produtos típicos da Páscoa e da semana Santa estão estáveis.

Greve Servidores Ministério Trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Trabalho do Estado de Sergipe(Sindiprev) , entram em greve a partir de hoje, dia 6. Segundo eles, mais uma vez o governo frustrou todas expectativas do servidores do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) de negociar o plano de carreira para o setor. Na reunião de encerramento das negociações, dia 29/03, o Ministério do Planejamento manteve a posição do encontro anterior, dia 19/03, o Secretário de Recursos Humanos, declarou aos representantes do setor. “Não há negociação. Podem entrar em greve. Sem a perspectiva do cumprimento do acordo firmado, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego decidiram em Plenária Nacional a greve nacional retomar a “greve nacional” a partir de hoje.

Fitoterapicos em alta

A cada dia cresce a procura pelos medicamentos fitoterápicos, a estimativa do mercado mundial para medicamentos é de US$ 300 bilhões/ano, sendo US$ 20 bilhões derivados de substâncias ativas de plantas medicinais. Já a estimativa do mercado nacional de medicamentos é de aproximadamente US$ 8 bilhões/ano, com os derivados de plantas medicinais correspondendo a US$ 1,5 bilhão desse total. O crescimento do mercado mundial de fitoterápicos é estimado em 10 a 20% ao ano e as principais razões que impulsionaram esse grande crescimento nas últimas décadas foram: a valorização de uma vida de hábitos mais saudáveis e, conseqüentemente, o consumo de produtos naturais; os evidentes efeitos colaterais dos medicamentos sintéticos; a descoberta de novos princípios ativos nas plantas; a comprovação científica de fitoterápicos; e o preço que, de maneira geral, é mais acessível à população com menor poder aquisitivo. Além disso, o desenvolvimento de um medicamento sintético custa em torno de US$ 500 milhões, caindo para US$ 50 milhões no caso de um fitoterápico, que pode chegar ao mercado num tempo dez vezes menor. A estimativa do mercado mundial para medicamentos é de US$ 300 bilhões/ano, sendo US$ 20 bilhões derivados de substâncias ativas de plantas medicinais. Já a estimativa do mercado nacional de medicamentos é de aproximadamente US$ 8 bilhões/ano, com os derivados de plantas medicinais correspondendo a US$ 1,5 bilhão desse total. Portanto. Particularmente a Amazônia, que tem cerca de 50 mil espécies de plantas (20% de todas as existentes no planeta e apenas aproximadamente 2% já estudadas), é um grande alvo para ser fornecedora de matéria-prima na produção de antibióticos, antiinflamatórios, diuréticos, analgésicos, laxantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, entre outros. No Brasil, o aumento acentuado do consumo de fitoterápicos ocorre basicamente pelos mesmos motivos do restante do mundo. Contudo, existe atualmente um maior número de profissionais envolvidos nos mais diversos trabalhos com plantas medicinais e/ou fitoterápicos, seja na pesquisa, fomento ou difusão. Outro motivo de suma importância são os programas oficiais de saúde, implementados por muitos governos estaduais e municipais, como as ações desenvolvidas nos Estados do Ceará e Paraná.

Greve do Ipesaúde continua

Os servidores do Ipesaúde decidiram por unanimidade entrar em greve por tempo indeterminado durante assembléia realizada semana passada. Desde ontem, os funcionários da instituição cruzarão os braços em protesto contra a perda de gratificações ocorrida após o desmembramento do Ipes em Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde do Estado de Sergipe – Ipesaúde. Além da perda de gratificações, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Sergipe(Sintrase)Waldir Rodrigues, houve um aumento de responsabilidades. Se antes nossas atividades se restringiam a pagar pensionistas, atualmente o Sergipe Previdência tem obrigações com quem já está aposentado, pensionistas e ainda com aqueles que querem se aposentar. Enquanto isso, o nosso quantitativo de pessoal continua bastante pequeno. O sidicalista Waldir Rodrigues declara que o principal argumento para a não concessão das gratificações atualmente é a crise financeira pela qual passa o atual governo. No entanto, essa crise é para uns, mas não para todos. Não houve crise para o reajuste do piso dos professores da rede estadual. Além dos servidores que estão bastante insatisfeitos com o órgão são os segurados. Eles reclamam falta de médicos, falta de medicamentos, prédio sem estrutura, muito calor falta cadeiras, salas apertadas e insuficiência do atendimento médico.

Greve do Ipesaúde continua

Os servidores do Ipesaúde decidiram por unanimidade entrar em greve por tempo indeterminado durante assembléia realizada semana passada. Desde ontem, os funcionários da instituição cruzarão os braços em protesto contra a perda de gratificações ocorrida após o desmembramento do Ipes em Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde do Estado de Sergipe – Ipesaúde. Além da perda de gratificações, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Sergipe(Sintrase)Waldir Rodrigues, houve um aumento de responsabilidades. Se antes nossas atividades se restringiam a pagar pensionistas, atualmente o Sergipe Previdência tem obrigações com quem já está aposentado, pensionistas e ainda com aqueles que querem se aposentar. Enquanto isso, o nosso quantitativo de pessoal continua bastante pequeno. O sidicalista Waldir Rodrigues declara que o principal argumento para a não concessão das gratificações atualmente é a crise financeira pela qual passa o atual governo. No entanto, essa crise é para uns, mas não para todos. Não houve crise para o reajuste do piso dos professores da rede estadual. Além dos servidores que estão bastante insatisfeitos com o órgão são os segurados. Eles reclamam falta de médicos, falta de medicamentos, prédio sem estrutura, muito calor falta cadeiras, salas apertadas e insuficiência do atendimento médico.

Huse recebe ventiladores

Para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes, o Governo do Estado está adquirindo diversos equipamentos destinados às unidades geridas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Os primeiros aparelhos já chegaram ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). São 15 novos ventiladores mecânicos, que já estão sendo utilizados e que representam um investimento de R$ 573 mil. Segundo o diretor-geral da FHS, Antônio Carlos Guimarães, estes equipamentos são destinados ao pacientes críticos. "São aparelhos que vão dar maior segurança à prática profissional junto aos doentes críticos, isto é, os pacientes mais graves. Além disso, esse investimento permite a atualização do nosso parque tecnológico", destacou Antônio Carlos. Os novos aparelhos foram destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huse. Somados aos que já existem, o hospital passou a contar com 50 ventiladores. "Já tínhamos um número razoável de equipamentos, mas, com a chegada desses, assistiremos de forma mais tranquila aos pacientes que estão com insuficiência respiratória", reforçou Roberto Cruz, gerente de equipamentos do Huse.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Prazo para declarar IR termina dia 30

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 termina no dia 30 deste mês, apesar disso, até esta quinta-feira apenas cerca de um quinto dos contribuintes enviaram o documento para a Receita Federal. Segundo o órgão, 24 milhões de brasileiros deverão prestar contas em 2010, sendo que somente cinco milhões fizeram isso até hoje.
Quem não entregar dentro do prazo pagará multa de R$ 165,74. Está obrigado a declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 ou recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados na fonte que ultrapassem R$ 40 mil.
A partir deste ano, não será mais obrigatório à pessoa física sócia de empresa apresentar declaração de IR. Esse tipo de contribuinte só terá que apresentar declaração se cair em um dos outros quesitos de obrigatoriedade. Outra mudança relevante será o aumento do limite de isenção de bens. Até o ano passado, teria que entregar declaração o contribuinte que tivesse bens em valores acima de R$ 80 mil. A partir deste ano, o valor subirá para R$ 300 mil. A opção por determinado programa de preenchimento e envio da declaração varia conforme o sistema operacional de seu computador. Faça aqui o download dos programas:

Venda de carros bate recorde

A venda de veículos novos no país cresceu 17,9% no primeiro trimestre, no confronto com o mesmo intervalo no ano passado, batendo o recorde para o período que pertencia a 2009 com o emplacamento de 788,1 mil unidades. Março isoladamente também apresentou a melhor marca mensal, com o impulso aos licenciamentos dado pelo último mês de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, atingindo 353,8 mil veículos, o que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. O montante é 14,6% superior ao recorde anterior, que havia sido batido em setembro passado (308,7 mil unidades). Naquele mês, também houve corrida dos consumidores às concessionárias por causa do tributo, cuja alíquota voltou a subrir gradualmente em outubro.Automóvel pode ficar até R$ 2.000 mais caro com volta do IPI Honda faz recall de 143 mil motos por problema em acelerador
Vendas da Hyundai avançam em março e atingem recorde nos EUA A partir de hoje, os carros a álcool ou flex de mil cilindradas terão a alíquota elevada de 3% para 5%. Já nos de até 2.000 cilindradas, o percentual passará de 7,5% para 11%. Para caminhões, a isenção do tributo permanece até junho, quando a alíquota retorna a 5%. André Beer, consultor do setor automotivo e ex-presidente da Anfavea (associação das montadoras), destaca que ainda haverá um "rescaldo" de licenciamentos que serão contabilizados neste mês. "A hora da verdade do mercado começa em maio", afirma, prevendo emplacamentos mensais em torno de 250 mil unidades e muitas promoções para atrair os clientes às lojas.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Anvisa supende vendas

Apreendidas em SP 30 mil caixas de remédio para varizes proibido pela Anvisa
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (31) cerca de 30 mil caixas do medicamento Varicell, utilizado para tratamento de varizes e cuja fabricação no Brasil é proibida. Os remédios foram apreendidos na manhã de hoje na capital, em Osasco e em Vinhedo. Um proprietário de empresa farmacêutica foi preso durante a ação. O Varicell havia sido proibido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2007.Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado, policiais da 2ª Delegacia de Saúde Pública, do Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania (DPPC) localizaram os medicamentos em distribuidoras de produtos farmacêuticos.

Maqueiros passam por treinamento

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vem desenvolvendo um cronograma de atividades de capacitação para diversos profissionais que atuam na unidade hospitalar. Após a participação dos vigilantes nos dias 24 e 29 deste mês, o público-alvo da vez é formado pelos maqueiros do Huse, que recebem capacitação até esta quarta-feira, 31.

Os gerentes responsáveis pelo pronto-socorro do Huse enumeraram uma série de situações de risco que os trabalhadores responsáveis pelo deslocamento dos pacientes em maca podem enfrentar, apresentando, em seguida, o comportamento adequado para cada tipo de ocorrência. Outros temas relacionados às atribuições dos maqueiros no dia-a-dia também foram debatidos.O primeiro dia de capacitação dos profissionais repetiu o sucesso registrado nas turmas de vigilantes. Para a enfermeira Andrezza Messias, gerente da Ala Amarela do hospital, o êxito alcançado com estas reuniões pode fazer com que as mesmas sejam realizadas frequentemente. "Está sendo muito rico e por isso há a intenção de nos reunirmos, ao menos, uma vez por mês para repetir essa troca de informações", fala.
Ainda segundo a enfermeira, o resultado deste debate e das orientações dadas aos colegas de trabalho beneficia a população que necessita do atendimento médico do Huse. "Estes servidores trabalham junto conosco, mas não possuem formação na área de saúde, por isso estão ganhando mais conhecimento para melhor auxiliar o atendimento. Isso é ótimo para todos, principalmente para o paciente que precisa do serviço", diz.

Maqueiros passam por treinamento

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vem desenvolvendo um cronograma de atividades de capacitação para diversos profissionais que atuam na unidade hospitalar. Após a participação dos vigilantes nos dias 24 e 29 deste mês, o público-alvo da vez é formado pelos maqueiros do Huse, que recebem capacitação até esta quarta-feira, 31.

Os gerentes responsáveis pelo pronto-socorro do Huse enumeraram uma série de situações de risco que os trabalhadores responsáveis pelo deslocamento dos pacientes em maca podem enfrentar, apresentando, em seguida, o comportamento adequado para cada tipo de ocorrência. Outros temas relacionados às atribuições dos maqueiros no dia-a-dia também foram debatidos.O primeiro dia de capacitação dos profissionais repetiu o sucesso registrado nas turmas de vigilantes. Para a enfermeira Andrezza Messias, gerente da Ala Amarela do hospital, o êxito alcançado com estas reuniões pode fazer com que as mesmas sejam realizadas frequentemente. "Está sendo muito rico e por isso há a intenção de nos reunirmos, ao menos, uma vez por mês para repetir essa troca de informações", fala.
Ainda segundo a enfermeira, o resultado deste debate e das orientações dadas aos colegas de trabalho beneficia a população que necessita do atendimento médico do Huse. "Estes servidores trabalham junto conosco, mas não possuem formação na área de saúde, por isso estão ganhando mais conhecimento para melhor auxiliar o atendimento. Isso é ótimo para todos, principalmente para o paciente que precisa do serviço", diz.

Maqueiros passam por treinamento

O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vem desenvolvendo um cronograma de atividades de capacitação para diversos profissionais que atuam na unidade hospitalar. Após a participação dos vigilantes nos dias 24 e 29 deste mês, o público-alvo da vez é formado pelos maqueiros do Huse, que recebem capacitação até esta quarta-feira, 31.

Os gerentes responsáveis pelo pronto-socorro do Huse enumeraram uma série de situações de risco que os trabalhadores responsáveis pelo deslocamento dos pacientes em maca podem enfrentar, apresentando, em seguida, o comportamento adequado para cada tipo de ocorrência. Outros temas relacionados às atribuições dos maqueiros no dia-a-dia também foram debatidos.O primeiro dia de capacitação dos profissionais repetiu o sucesso registrado nas turmas de vigilantes. Para a enfermeira Andrezza Messias, gerente da Ala Amarela do hospital, o êxito alcançado com estas reuniões pode fazer com que as mesmas sejam realizadas frequentemente. "Está sendo muito rico e por isso há a intenção de nos reunirmos, ao menos, uma vez por mês para repetir essa troca de informações", fala.
Ainda segundo a enfermeira, o resultado deste debate e das orientações dadas aos colegas de trabalho beneficia a população que necessita do atendimento médico do Huse. "Estes servidores trabalham junto conosco, mas não possuem formação na área de saúde, por isso estão ganhando mais conhecimento para melhor auxiliar o atendimento. Isso é ótimo para todos, principalmente para o paciente que precisa do serviço", diz.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Curso para sogras

Com a finalidade de prevenir crises conjugais, uma arquidiocese italiana decidiu abrir um curso na cidade de Udine, no norte da Itália, para ensinar sogros e sogras a não interferir na vida de casal de seus filhos. O curso - chamado "Famílias em diálogo, como ser pais eficientes com filhos que vivem a experiência de casal" - é organizado pela arquidiocese da região de Friuli e financiado pela prefeitura de Udine.
Serão três aulas, uma vez por semana, a começar nesta sexta-feira. O curso é gratuito, e sogros e sogras podem participar individualmente ou em casal. Durante os encontros, psicólogos vão ensinar os sogros a não se intrometer demais na vida familiar de seus filhos e a auxiliar na criação dos netos, respeitando as escolhas dos pais.
De acordo com os organizadores do curso, as intromissões de sogros e sogras desencadeiam discussões entre pais e filhos e sobretudo entre os sogros e os cônjuges de seus filhos, o que muitas vezes leva à dissolução de relações que pareciam sólidas. A arquidiocese diz que o curso, que ainda será levado para outras cidades italianas, pretende ajudar os sogros a discutir seus problemas e a se colocar em seu devido lugar no âmbito familiar.

Farmacêuticos em treinamento

Farmacêuticos da Fundação Hospitalar vão passar por treinamento05/03/2010
Para garantir um novo modelo de gestão nas farmácias hospitalares, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) vai iniciar um processo de capacitação de todos os seus farmacêuticos. A primeira capacitação acontece na próxima semana, de 10 a 12 de março, no Aquários Praia Hotel. No dia 10, as atividades começam a partir das 14h. Nos demais, a partir das 8h.
Com o tema ‘Capacitação em farmácia hospitalar: um novo modelo de gestão', o evento contará com a participação de 40 farmacêuticos das unidades assistências da capital e interior. "Já estamos capacitando, inclusive, os profissionais que foram empossados no último dia 2", disse Elizabeth Keller de Matos, coordenadora de Compras e Suprimentos da FHS. Um dos pontos que está sendo trabalhado é a mudança do papel da farmácia hospitalar. A partir deste novo modelo de gestão, o setor deixa de ser apenas um distribuidor de remédios e passa a atuar também no tratamento do paciente. Uma das ferramentas para que isso aconteça é a implantação do sistema de distribuição por dose individualizada.

Vacina começa nesta segunda

Assim como os demais estados brasileiros, Sergipe iniciará nesta segunda-feira, 8, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), responsável pela gripe pandêmica registrada no primeiro semestre do ano passado. A imunização ocorrerá em cinco etapas. Nesta primeira, que segue até o dia 19 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e a população indígena. De acordo com Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica Estadual, somente para estes dois públicos, o Ministério da Saúde enviou cerca de 32 mil doses. Com relação aos trabalhadores da saúde, serão imunizados aqueles que, caso sejam infectados pelo vírus, podem comprometer o atendimento à população. "Encaixam-se nesse perfil os profissionais da atenção básica e da rede de urgência e emergência, incluindo os hospitais", informou.A aplicação da vacina está sendo descentralizada para cada município, ou seja, serão as secretarias municipais de saúde as responsáveis pela execução da campanha.