BRASIL ENTRA NA ROTA DAS AÉREAS DE BAIXO CUSTO
Além
da chilena Sky Airlines, a Norwegian, terceira maior da Europa, começa a
vender passagens para o País. Embratur busca auxiliar a ampliação da
malha aérea e na abertura da comercialização de novos voos
A aérea low cost
Norwegian começou a vender ontem, dia 27 de novembro, os primeiros voos
ligando o Reino Unido ao Brasil, com uma rota direta entre Londres e
Rio de Janeiro (RJ). As operações começarão a partir de 31 de março de
2019, com rotas às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos.
Representantes
da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mantiveram, no decorrer
do ano, contato com a cúpula da companhia norueguesa para ajudar na
interlocução junto aos órgãos brasileiros. Para Teté Bezerra, presidente
do Instituto, a medida representa um importante passo na
internacionalização do turismo brasileiro “e reforça a competitividade
do turismo nacional, na medida em que permite a ampliação da oferta e a
consequente redução do custo de passagens”, afirma.
Em
agosto deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a
companhia norueguesa com base no Reino Unido para fazer o transporte
aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala posta no Brasil.
Desde outubro, a companhia Sky Airline, uma low cost chilena, opera voos de Santiago, no Chile, para Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
A Norwegian é a terceira maior entre as empresas aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low cost.
Além do Brasil, atualmente, a empresa oferece uma rede crescente de
voos de longa distância entre Londres e 12 destinos populares nos
Estados Unidos e na Argentina.
“Essa
é uma importante vitória para o setor, pois oferece melhores condições
para que mais turistas, estrangeiros e brasileiros, viajem mais pelo
Brasil. Ganham os consumidores, os destinos turísticos, a indústria de
viagens e o País”, reforça a presidente Teté Bezerra.
Durante
as ações promovidas ao longo do ano, a Embratur priorizou o aumento de
conectividade com as companhias aéreas estrangeiras. A agenda de
reuniões e encontros teve como objetivo abrir portas para a inclusão de
novos voos internacionais e a possibilidade de mais visitas de
estrangeiros aos destinos turísticos brasileiros. As empresas aéreas de
baixo custo são exemplos de como o Brasil está se abrindo para novas
demandas.
A
Norwegian já divulgou algumas tarifas. Os valores negociados partem de,
aproximadamente, R$1.200,00 (equivalente a £240) por pessoa por trecho (www.norwegian.com/uk).
Bjorn Kjos, CEO do grupo Norwegian, destacou que a empresa está
construindo uma extensa rede global com o lançamento dos voos mais
acessíveis entre Reino Unido e Brasil, disponibilizando valores de baixo
custo a consumidores da América Latina.
“Nossa
nova rota no Rio de Janeiro quebra o monopólio dos voos diretos entre o
Reino Unido e o Brasil, já que estamos comprometidos em reduzir as
tarifas e tornar as viagens mais acessíveis para turistas e viajantes de
negócios. O Brasil é uma adição fantástica à nossa rede global e
estamos ansiosos para receber os clientes a bordo do 787 Dreamliners e
entregar um serviço premiado, a uma tarifa acessível”, completou ele.
De
acordo com a Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística
da Embratur, responsável pelo balanço da malha aérea mensal do Brasil, a
expectativa é de que o novo voo low cost da companhia norueguesa
incremente US$ 29 milhões (R$ 117 milhões) na economia brasileira
dentro de um ano. “A conta é realizada a partir do número de assentos
que a aeronave suporta vezes o valor do gasto do turista estrangeiro no
Brasil, a partir da média de permanência do viajante internacional nos
destinos turísticos do País”, explica o coordenador-geral de
Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto,
Alisson Andrade.
A
Norwegian foi classificada como a companhia aérea mais eficiente em
combustível em rotas transatlânticas pelo Conselho Internacional de
Transporte Limpo (ICCT) e tem uma das frotas de aeronaves mais recentes
do mundo, com uma idade média de 3,7 anos.
Mais voos para o Brasil
Com
novos voos ligando os mercados internacionais ao Brasil, é possível
aumentar a comercialização. Dados da Análise da Malha Aérea
Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção
Turística da Embratur estimam o aumento de 98 voos novos e frequências
adicionais semanais até abril de 2019.
Os
voos garantidos partirão de países como Israel, Itália, Holanda,
Portugal, França, Reino Unido, Argentina, Bolívia, Equador, Chile,
Paraguai e Estados Unidos. São 54 novas ofertas e 44 frequências
adicionais. Ao todo, serão 144 frequências semanais, somadas ao que já
operam regularmente entre os destinos internacionais e o Brasil.
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