sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Shell Brasil vence duas categorias de prêmios



Empresa de vanguarda na implementação de novas tecnologias no setor de óleo e gás, a Shell Brasil conquistou o primeiro lugar em duas das cinco categorias da edição 2018 do Prêmio ANP de inovação Tecnológica. A premiação foi concedida em evento organizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta sexta-feira no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio.
“Mais do que orgulho pelo reconhecimento e pelo prêmio da ANP, a Shell Brasil se orgulha muito de todos os projetos de P, D & I conduzidos no Brasil. Nosso país é importante polo de tecnologia e conhecimento, e aqui conseguimos parceiros qualificados para desenvolver inovações que farão a diferença no setor de Óleo & Gás no Brasil e em todo o mundo”, destaca André Araujo, presidente da Shell Brasil.
Os projetos da Shell Brasil foram vencedores nas seguintes categorias:  
  • Categoria I - Resultado de projeto(s) desenvolvido(s) exclusivamente por Instituição Credenciada, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Exploração e Produção de Petróleo e Gás”:
Título do projeto: Metodologias para integração entre simulação numérica de reservatório e sísmica 4D
Instituição Credenciada: Unicamp / Cepetro
Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver metodologias de integração entre dados de simulação numérica de reservatórios e sísmica 4D, considerando as incertezas relacionadas a ambos os conjuntos de dados através de abordagens estocásticas. As metodologias geradas nesta pesquisa contribuem para otimizar o gerenciamento de reservatórios, reduzindo as incertezas e riscos associados. O principal resultado são as metodologias propostas que propõem soluções para desafios práticos da indústria para a integração de dados de simulação numérica e sísmica 4D.
  • Categoria V - Resultado de projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática específica “Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo e Gás”
Título do projeto: Desenvolvimento de microcápsulas com rigidez controlável e o seu uso no controle de mobilidade e aumento do fator de recuperação de petróleo
Instituição Credenciada: PUC-Rio/ Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos
Resumo: O projeto desenvolve uma metodologia para fabricação de microcápsulas com propriedades controladas e prova o conceito do uso de suspensões dessas microcápsulas como método de aumento do fator de recuperação de óleo. As microcápsulas podem ser usadas como agentes de bloqueio de poros já varridos pela fase aquosa, desviando o fluxo e consequentemente mobilizando gânglios de óleo ainda não varridos pela água, e como veículo de carreamento de agentes químicos para liberação contr

Nenhum comentário: