quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudantes se preparam para o ENADE 2015

No próximo domingo (22) milhares de estudantes de todo o país irão realizar as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). É avaliado o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é realizado a cada três anos e gera uma nota de 1 a 5 para a graduação. O principal objetivo é verificar a qualidade do ensino superior nacionalmente.
A Faculdade Maurício de Nassau tem uma enorme preocupação em ofertar para seus alunos uma formação continuada. Para isso, investe em uma série de atividades, a fim de reforçar os conteúdos expostos em sala de aula, como simulados, oficinas, resolução de questões e prova colegiada.
A diretora da faculdade, Giomara Basso, explica que “a Nassau preocupada com o futuro profissional de seus estudantes, desenvolve a campanha ENADE CONSCIENTE, que motiva o estudante a preparar-se para o Enade do mesmo modo como o faria para um Exame de Ordem, ou para um concurso público. Ou, pelo menos, realizá-lo com dedicação similar, dando o melhor de si, além de simulados, são feitos inúmeros trabalhos focados e há premiações para os destaques”.
O principal interessado no sucesso do exame, porém, deve ser o próprio estudante, pois é a oportunidade que ele tem de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão. Isso porque o exame avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada.
Quando a instituição de ensino recebe uma boa nota no Enade, os alunos que nela estudaram são diretamente beneficiados; mas se a instituição é classificada negativamente no exame, todos aqueles formados por ela podem sofrer as consequências adversas em sua carreira.
Segundo o coordenador de Administração e Recursos Humanos - graduações avaliadas neste Enade - Cássio Menezes, “é importante o aluno participar do exame, pois ele pode mensurar o grau de conhecimento adquirido durante o curso. Hoje em dia, algumas empresas recrutam pessoas de acordo com a nota do curso, portanto o Enade pode representar um facilitador para inserção do aluno no mercado de trabalho” conclui.
Nesta quinta-feira (19) será realizado um seminário para discutir as temáticas da prova de domingo. Também haverá a entrega de um tablet aos estudantes que obtiveram melhor desempenho nos simulados realizados pela instituição.

Nenhum comentário: